quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal para a irmã

Hoje você ligou para mamãe perguntando se ela queria a sua árvore de Natal, pois uma nova daria mais vida a sua sala de estar. Mas onde colocá-la nessa casa tão pequena? Com isso, acordei sabendo que já é Natal novamente e que a sua árvore vai enfeitar a casa da nossa irmã caçula.

O primeiro enfeite de Natal daqui de casa foi comprado pelo papai na Rua 25 de Março. Uma frase escrita em letras grandes e feita de papelão, com detalhes nas cores vermelha e verde. Abria-se como um leque e era colada de uma ponta a outra da porta com os dizeres "Feliz Natal". Pronto, o espírito natalino contagiava a todos e sabíamos, como crianças espertas, que algo de bom aconteceria nos próximos dias.

Depois, quando você estudava no ensino médio, saía atrás de galhos secos para serem recobertos de algodão e decorar com aquelas minúsculas bolinhas que se quebravam ao menor toque. Foi a mais simples e talvez a mais bonita que já enfeitou a nossa casa. Tentei fazê-la nos outros anos com bolas maiores e, sempre que dava um vento, ela caía no chão e lá se iam todas as minhas economias.

Mais tarde, uma vizinha nos deu uma de alumínio tão usada que parecia ter saído de um filme de terror. Mesmo assim, consegui dar um jeito e com o cuidado de sempre colocar um peso na sua base para que não fosse ao chão.

Nos dois anos seguintes, a mamãe resolveu apenas pregar na parede cartões de Natal recebidos de várias partes do país. Sempre vinha o da tia Maria com o Tio Uchoa, o do Ró, da Cadá e de vários amigos políticos do papai, sendo o de um certo senador o mais importante. Nesse tempo eram comuns os cartões, coisa que nenhum e-mail hoje em dia será capaz de preencher.

Teve um ano que mudei radicalmente e enchi todo o teto da cozinha de bolas de todos os tamanhos e cores. Nunca esqueço a cara de espanto das pessoas quando chegavam e olhavam para as telhas.

No dezembro seguinte fizemos a festa no quintal. O pé de bulgari e o de espirradeira ficaram cobertos de luzinhas que piscavam sem parar. Agora lembro quantos Natais você não esteve presente.

No outro ano a casa vizinha estava desalugada e resolvi colocar trinta lâmpadas coloridas no pé de laranja alheio. A visão que tínhamos da cozinha era a mais linda possível. Saiu caro, mas todos adoraram. Como as luzes chinesas estavam em todo lugar e eram vendidas nas lojas de R$ 1,99, enchemos a cozinha e assim foi mais um ano.

Depois, mamãe ganhou um presépio minúsculo, que a cada ano se perde uma peça. Com ele, estamos até hoje. Recentemente a nossa querida irmã do meio nos deu um novo, mas de tão minúsculo desconfio que o menino Jesus ainda esteja no ventre da Virgem Maria. Às vezes, ela insiste em colocar aquele pisca-pisca do ano anterior e que de 100 luzes apenas dez se acendem. Em torno do quadro da Santa Ceia fica aquele emaranhado de fios retorcidos. Não que tudo isso seja bobagem. Foi parte importante em nossas ceias, em nossos almoços e tenho certeza que fomos felizes.

Desejo o melhor Natal do mundo para todos nós e quem sabe um dia eu finalmente consiga realizar o sonho de ter uma linda árvore de Natal no canto da sala.


texto enviado por:Sergio Emiliano

5 comentários:

  1. Sergio Emiliano
    Você me fez voltar ao tempo: casa dos meus pais árvore bem enfeitada com direito a bolinhas de algodão, uma ponteira danada de boonita ,muitos enfeites coloridos e algumas tartaruguinhas feitas da casa das nozes por minha mãe que eu adorava. Familia: muitas e muitas noites felizes de Natal!

    ResponderExcluir
  2. a árvore lá de casa também era bem enfeitada tinha de tudo e toda meninada gostava muito,sempre tinha 1 amigo do meu pai que passava pelo bom velhinho

    abraço p´ra você Emiliano

    Pedro

    ResponderExcluir
  3. marta ovando obara12/15/2011 2:27 PM

    Emiliano que delicia relembrar a ansiedade das arrumaçoes para o tao esperado bom velhinho, tantos arranjos coloridos que transmitiam surpresas e alegrias,,como e bom reviver,Abraços Marta,

    ResponderExcluir
  4. Nêste Natal realizei meu desejo de alguns anos: consegui montar uma grande árvore de Natal

    Ligia Maria

    ResponderExcluir
  5. Espero que muitos tenham montado sua árvore de Natal com muitos enfeites bonitos
    Feliz Natal para todos

    Maria Elisa

    ResponderExcluir