segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Iara Schaeffer visitando o Eden Projet,em Cornwal, Inglaterra


                                                                        


Eu até já tinha ouvido falar em alguma coisa parecida há alguns anos atrás, acho que era sobre uma experiência científica nos EUA, para construção de uma estação espacial na Lua.

A ideia era construir uma floresta dentro de um dome (uma bolha como um Iglu) e dentro dela construir uma floresta com plantas de todo lugar do mundo e tudo mais para que seres humanos pudessem viver sem o auxílio externo.

Foi com surpresa que visitei o Eden Projet em Cornwal na Inglaterra. Era como ver um sonho transformado em realidade! Lá estava os domus no meio daquele vale imenso... Ideologia transformada em real. Futurismo: hoje!

O complexo é dominado por duas grandes cúpulas adjacentes com milhares de espécies de plantas. As cúpulas composta de centenas de hexagonais e pentagonais, inflados, células de plástico, apoiado por estruturas de aço. A cúpula primeira emula um ambiente tropical, e a segunda um Mediterrâneo.
O projeto foi concebido por Tim Smit e projetado pelo arquiteto Nicholas Grimshaw e empresa de engenharia Anthony Hunt e Associates (agora parte da Sinclair Knight Merz). Davis Langdon realizado o gerenciamento de projetos, Sir Robert McAlpine e Alfred McAlpine fez a construção e MERO projetou e construiu os biomas. Consultores Uso da Terra levou o masterplan e projeto paisagístico. O projeto levou dois anos e meio para construir e aberto ao público em 17 de março de 2001.” (fonte Wikipidia)

Nunca pensei que fosse viver isso, foi como chegar no futuro anunciado "2001 Odisséia no Espaço”, tamanha organizaçao e tudo funcionando como um relógio, tudo plantado crescendo e transformando, energia alternativa, alimento natural, nada perdido, tudo transformado em alimento e dele para o adubo e do adubo de volta à sua mesa! Simples assim...

Em dois dos domes encontra-se as Floresta Tropical e Mediterrânea. Na tropical foi como se estivesse entrando na nossa floresta Amazônica. Quando as portas se abrem se sente um bafo de calor úmido e como  a floresta foi plantada em aclive, quanto mais sobe mais quente fica, deixando até o cabelo molhado, como se estivesse saido do banho. Entre cachoeiras, rios e muita vegetação o caminho vai subindo até que a temperatura chega aos 33ºC. Durante a descida a temperatura do corpo também começa a descer e quando se aproxima da porta de entrada onde aquele bafo de calor tinha nos encontrado; uma brisa fria te espera.

O dome Mediterraneo abriga plantas de casa e de areas temperadas e áridas, como azeitonas e videiras. Diversas esculturas estão colocadas em lugares estratégicos, dando ao dome a atmosfera dos jardins mediterraneos.

Entre o Dome Tropical e o Mediterraneo fica o refeitorio, a loja de presentes e de alimentos produzidos no próprio local, tudo interligado. A clientela senta em bancos de madeira, serve-se do que quizer (os preços estao escritos em papeis do lado do alimento) e na mesa encontra-se o leite, a agua, a manteiga e os temperos. Faz as compras, coloca em sacos de papeis recicláveis e depois ….pásmem: no caixa você diz o que consumiu e o que comprou: acreditam na sua Honestidade!

                                                                        

















eu e meu filho Bernard Schaeffer

texto e fotos enviados por: Iara Schaeffer

8 comentários:

  1. Iara que loucura êsse projeto, fiquei imaginando o amanhã, depois, depois.....um futuro não tão distante e repleto de inovações,as fotos ficaram lindas.
    bj grande

    ResponderExcluir
  2. O mais legal Marcia é que o projeto é auto suficiente em tudo ,e todo o dinheiro arrecado vai para alguns villarejos na Africa ,para intalação de poços artesianos,educação e postos de saúde.Existe uma área no meio de tudo isso maravilhosa ,q são idealizados shows, concertos e mega eventos!Quando estava lá ia ser realizado o baile das bruxas ...pena que não pude ir ..não ia precisar nem de fantasia!!!!kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Claudia Gari11/28/2011 1:57 PM

    Quando é que você vai ter uma coluna num jornal de grande circulação...Você escreve tão gostoso que poderia sim...
    ..parece um filme, o jeito que você conta!!
    bjos da Patricia (RG)

    ResponderExcluir
  4. Patty/Claudia preciso ser descoberta!!!!kkkkk
    Brincadeira amiga vc que é especial,é muito bom ouvir elógios!

    ResponderExcluir
  5. Parece 1 projeto de outro mundo, deve ter sido surpreendente ter conhecido tudo isso

    Maria Dulce

    ResponderExcluir
  6. Olá Iara!

    Que show de imagens!
    Parabéns!
    O projeto é sensacional!
    Valeu!
    Muita paz!

    ResponderExcluir
  7. Que legal!Texto e fotos lindas. Uma experiência inesquecível mesmo.

    Rose Ferraz

    ResponderExcluir
  8. Viu só Iara Schaeffer que maravilha! Você sim mostrou em primeira mão o Eden Projet!

    ResponderExcluir