quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Tudo acontece em Moema


Quinta-feira, dia 23 de junho de 2005 aconteceu mais um encontro das aposentadas da EEPG César Martinez, que se reuniram para um agradável happy hour em um aconchegante restaurante de Moema. Onde não foi necessário fazer “dieta” para poder pagar a conta.

Esses encontros fazem parte de uma antiga e deliciosa tradição preservada durante décadas, de se manter e valorizar a amizade entre aquelas que já se aposentaram e que durante um tempo de suas vidas conviveram, lecionando naquela escola.

Não sei de quem foi a idéia e nem quando isso começou, pois, quando em 1987 cheguei à escola, as então aposentadas já se reuniam e nós, da ativa, ficávamos curiosas para saber o que tanto elas tinham para falar, para se reunirem várias vezes ao ano. Hoje eu sei.

Neste encontro compareceram: a Maria José, nossa sempre querida diretora e a Jacira, a “senhora organização”, que muito me ensinou. Completando o Kai Kan (não sei se é assim que se escreve, mas é assim que se fala), a Rosa, a Farumi, a Tomoko, a Irene, a Amélia e eu, sem olhos puxados, mas com muita afinidade com os orientais.

A Terezinha, do pré, como a gente fala, com um sorriso que não cabia no rosto: ficou vovó no dia 4 p.p., parabéns e boas vindas para a Isabela; a Terezinha Marron, que não parou de falar um minuto, ensinando o pessoal a preparar receitas de inverno. A Rose, cada vez mais esfuziante, entre Floripa e São Paulo, sempre explicando os porquês da História.

Na outra ponta, quietinha, como boa matemática, a Júlia, a Daisy, nossa eficiente bibliotecária, a Ana Maria, acho que a última a se aposentar, a Dinorah, com quem bati um bom papo antes da turma chegar, a Claudia que não perde um “São Paulo de Todos os Tempos” e é fã do Geraldo Nunes, a Elita, amiga da Rosa, a Nadir, sempre alegre e alegrando todos à sua volta e a Ana Emília, a última a chegar, que aposentada do Estado, continua na luta, lecionando numa escola da Prefeitura de SP e que segundo ela, só vai parar quando atingir o tempo para a outra aposentadoria. Que fôlego!

A grande ausente foi a Marilda, falecida no último dia 14.

Para o próximo encontro, foi sugerido que se realize debaixo de uma grande árvore, onde possamos interagir melhor e nos inteirarmos de todas as fofocas, pois do modo como foi, isso era impossível.  Dezenove mulheres falando ao mesmo tempo sentadas em torno de uma longa mesa e ainda tendo que degustar aqueles quitutes deliciosos.

Em uma cidade como a nossa, onde apesar de aposentadas, corremos o tempo todo com mil afazeres e um trânsito congestionado a nos atrasar e enlouquecer, é muito bom cultivar o hábito de nos darmos um tempo para curtir os bons momentos com amigos, pois como sabiamente nos lembra a Maria José, para ir a velórios e enterros, sempre damos um jeito, mas quando se trata de momentos alegres, relutamos em nos permitir desfrutá-los.

Ah, em tempo: fiquei sabendo que o Marcelo Crescenti, correspondente da Rádio Eldorado na Europa, é o filhote da Stella, uma das amigas aposentadas que desta vez, faltou ao encontro.

texto enviado por: Lidia Walder

9 comentários:

  1. marta ovando obara11/10/2011 9:46 PM

    esses encontros sao importantes e devem continuar,pois, so assim para rever as amigas e reviver todos os bons momentos da vida.abraços marta.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida são êsses momentos que guardamos para sempre.

    Maria Lucia

    ResponderExcluir
  3. Lidia querida

    Conversa não falta nêsses mágicos encontros. E vocês continuam se encontrando?

    grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Amigas comentaristas, realmente muito bons esses encontros. Continuamos a nos encontar, mas agora apenas duas vezes por ano. Sempre com frqüência maior das mais antigas. Acho que a partir de um deteminado momento o magistério perdeu o encanto e com isso o corpo docente deixou de se considerar quase família como era antigamente. Não sou nostálgica, mas senti uma profunda mudança no final de carreira. Obrigada Márcia pela publicação!

    ResponderExcluir
  5. Lastimável que há alguns anos os alunos não mais têm amor mesmo,respeito pelo mestre. O ensino hoje em dia tem outro peso, outro valor.
    Até hoje guardo com carinho no coração meus professores.

    Matilde Eda

    ResponderExcluir
  6. Olá, Lidia!

    Estes encontros são muito legais e devem ser preservados, com certeza.
    Parabéns pela iniciativa e por tão boas amizades.
    Valeu!
    Muita paz!

    ResponderExcluir
  7. Lidia, é mesmo uma delicia estes encontros, aproveite estes momentos e tire do bau sua lembranças de outrora. Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Lidia, fui aluna da professora Farumi em outra escola. Com muita frequência nos referimos a ela com carinho e gratidão, pois foi por causa dela que hoje temos aversão a pessoas que não sabem escrever kkkkkkk
    Gostaria de saber de que forma podemos contacta-la.. Acreditamos que ela ficará muito feliz em receber nossas homenagens.
    Obrigada,
    Luciene

    ResponderExcluir
  9. Lidia,desculpe.. Faltou informação kkkk
    Meu nome é Luciene e meu email é lucienecampos39@gmail.com

    ResponderExcluir