quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Baile no salão do Aeroporto


Lá se vai muito tempo quando no salão do Aeroporto de Congonhas, era realizado os bailes de formatura.

Porque nos trabalhávamos, e só podíamos ir aos bailes aos sábados, quando se iniciava os preparativos, arrumando o traje de rigor um smoke comprado em suaves prestações, nas lojas Garbo, Exposição ou na antiga Ducal, passávamos, com capricho o paletó de gola redonda acetinada, bem como as calças, e deixávamos à mão a gravata borboleta de pontas retas, e a famosa faixa, roxa ou preta, engraxava os sapatos, que ficava brilhando.

Depois das 22 horas saímos de casa com os perfumes da moda como o Lancaster ou English Lavander de Atikinsons, pegávamos o bonde até Moema, de pé para não amassar a vestimenta, e na esquina da Iraé com o Largo de Moema a gente se encontrava com os amigos para irmos ao baile.

Tínhamos que chegar mais cedo, pois não tínhamos convites, e precisávamos arrumar como entrar no baile, fazendo gentilezas com as formandas, que chegavam de taxi, abrindo a porta com muita elegância para conseguir o convite em papel camurça, com o nome de todos os formando e professores.

As orquestras mais resiquisitadas, da época e a do Maestro Osmar Milani, Luiz Arruda Paes (coral e cordas), Silvio Mazuca, Zezinho e sua orquestra, e às vezes Cil Farney, e ainda a mais nova Henrico Simonetti. Ao iniciar o baile uma das orquestras recomendava que era, proibido soltar a dama no meio do salão ou seja dançar solto, a ordem era do juizado de menores.

Então acontecia a valsa dos formandos, quando se dançava, com o pai ou a mãe, para depois com os amigos, quando o locutor chamava um por um.

Durante o baile, as orquestras, faziam seleções musicais, temáticas, só samba só bolero, em fim ritmos iguais, para descanso dos músicos.

Naquelas noites de verão muitas vezes se via os relâmpagos através das vidraças do salão do Aeroporto.

Final do baile, hora mais triste, estava amanhecendo, voltávamos para Moema à pé pela Av. Washington Luiz e descendo Av. Moema até o Largo, comentando a noite maravilhosa que não voltaria tão cedo.

texto enviado por: Sergio de Pinho Moreira

8 comentários:

  1. Formidáveis recordações, aaté hoje sinto o cheiro do perfume Lancaster que meu namorado e muitos meninos usavam.

    Maria Claudia B.Vaz

    ResponderExcluir
  2. Sergio conforme vc foi descrevendo fui me vendo, me arrumando para o baile:saudade

    Maria Dulce

    ResponderExcluir
  3. Sergio que lembrança, gostosa e que trbalheira para ir ao baile mas com certeza valia a pena mesmo.Abraços Marta Ovando

    ResponderExcluir
  4. O bom desses bailes era dançar com o menino dos nossos sonhos e sentir a música no coração!

    ResponderExcluir
  5. quanta alegria, quantos sonhos bons vivi nesses bailes!

    Amanda

    ResponderExcluir
  6. Olá, Sergio!

    Nossa! Bailes de formaturas...era tudo de bom!
    Os preparativos para o baile...as meninas se preocupavam com o visual, com tudo.
    Para mim, eram verdadeiras noites de gala!
    No salão, a orquestra, as músicas, a oportunidade de danças com os garotos que paquerávamos...eita saudade boa!
    Valeu!
    Muita paz!

    ResponderExcluir
  7. Maria Cristina Di Pace Schmidt12/01/2011 9:39 PM

    Nossa grandes bailes nos Saloes do Aeroporto, quando terminavam iamos tomar sopa de cebola no Ceasa, e tambem tinham os bailes no Clube Pinheirios e na Casa de Portugual, esses eram bailes, mas nos tinhamosm uma sina (eu, minha irma Phrynee e minha amiga Nicoletta), minha maae tinha que ir junto, mas tudo bem tiravamos de letra , mas era muito bom, saudades, sabe ate hj amo dancar.

    ResponderExcluir
  8. Sergio. Maravilha estas lembranças,tb participei destes bailes no Aeroporto, minha formatura de ginasio foi lá.
    Era muito bom mesmo,fora "as paqueras" naquela época flertes.
    Fim de ano era baile para todos os lados,Fasano,Transatlantico,Pinheiros,clube Homs,e os bailinhos de fim de semana para angariar fundo para à formatura na casa dos amigo/as, cada um levava uma comida ou bebida,cuba libre e hi-fi.

    ResponderExcluir