domingo, 31 de julho de 2011

A HISTÓRIA DO COACHING

O coaching teve sua origem no mundo dos esportes. Em sua longa trajetória no esporte ficaram registradas histórias de superação e desempenhos considerados impossíveis após períodos de resultados pífios por várias equipes e atletas. O coach esportivo tinha essa missão, levar seus atletas ou suas equipes a superarem seus limites e atingirem níveis extraordinários de desempenho. Para conseguir isso o coach esportivo identificava os fatores que interferiam negativamente no resultado desejado e traçava estratégias para desenvolver as competências e habilidades necessárias para enfrentar ou contornar o problema, criando as condições e/ou ambiente adequado para a aprendizagem. Todo esse processo automaticamente aumentava a autoconfiança e a motivação daqueles sob sua responsabilidade. Mas não pense que esse processo era imediato, o coach esportivo preparava seus atletas pacientemente até gerar um novo padrão de comportamento.
Buscamos imitar e repetir esses feitos do coach esportivo em outros âmbitos e foi essa busca que levou o coaching para a área executiva, ajudando indivíduos, equipes e organizações a superarem seus níveis de desempenho. Leonardo Wolk diz:
O coaching como atividade genérica busca desenvolver uma disciplina capaz de servir a identificação e a dissolução de obstáculos que nós seres humanos costumamos encontrar quando buscamos alcançar nossas aspirações. Nas empresas e, em geral, nas organizações, busca-se poder incrementar a efetividade no desempenho de seus membros, equipes e processos. Se considerasse que os gerentes e diretores pudessem aplicar com sua própria equipe as competências de um coach, isso poderia desencadear níveis de desempenho inimagináveis.”
Atualmente o coaching já alcança um impacto positivo além das organizações, é uma alternativa de caminho para a superação de vários tipos de limitações em inúmeras áreas da vida de um indivíduo. Muitas vezes nos sentimos engessados, sem vislumbrar uma luz no fim do túnel. Esses obstáculos aparecem principalmente nas relações que temos com as pessoas, sejam familiares, amigos ou no trabalho. Entretanto o maior obstáculo está mais próximo, é a luta que travamos com nós mesmos. O coaching de vida busca auxiliar as pessoas nessa luta, transformando o tipo de observador que somos, pois as mudanças começam dentro de nós.
Percebemos que o coaching começou no meio esportivo, migrou para dentro das organizações e agora está alcançando as pessoas individualmente, passando do coaching executivo ou de negócios para o coaching de vida. 
Fonte: Coaching – A Arte de Soprar Brasas (Leonardo Wolk)
Alexandre Nakandakari

Blog Questão de Coaching

texto enviado por: Yara Leal de Carvalho

2 comentários:

  1. achei interessante demais e vou procurar saber mais sobre coaching.
    bom domingo para todos

    Ana Celeste

    ResponderExcluir
  2. Depois de ler esse texto conclui que bom mesmo seria ter um especialiste em coaching .

    Muito bom.
    abraço

    Paulo Sergio E. Dias

    ResponderExcluir