quarta-feira, 6 de julho de 2011

Grupo Escolar César Martinez






Foi no  Grupo Escolar César Martinez, que meus pais, em anos diferentes e sem se conhecerem, freqüentaram suas primeiras aulas, no bairro de  Indianópolis, num prédio localizado na Alameda Iraé, atrás da Igreja N Sra Aparecida, no local onde hoje funciona o Centro Comunitário da Paróquia.
Em 1953, na esquina da Alameda Iraé com Avenida Indianópolis, foi inaugurado o novo prédio da escola, construído no antigo campo de futebol do Clube União de Indianópolis, clube onde meus pais se conheceram.
O Grupo Escolar César Martinez passou a ser então o local de votação aonde nos dias de eleição, acompanhava meus pais e aproveitava para correr naquele pátio imenso.
Em 1984, de volta a São Paulo, depois de morar 15 anos em Mogi das
Cruzes, inscrevi-me no concurso de remoção de professores. Na época, indiquei 25 escolas, abrangendo desde a Luz até Santo Amaro, mas nem sequer lembrei do César Martinez. Fui removida para a EEPG Prudente de Morais, na estação Tiradentes do Metro, ao lado da FATEC e comissionada numa instituição filantrópica, a Casa D Macário, na Vila Maria.
No ano seguinte inscrevi-me de novo na remoção e indiquei três escolas: a EEPG Rodrigues Alves, na Av Paulista, a EEPG Mario de Andrade, no Brooklin, onde cursara o primário e a EEPG César Martinez, que redescobrira por acaso num passeio em Moema.Fui premiada e removida para essa última.
Lecionei ali de 1987 a 1995 como efetiva e, aposentada, continuei como substituta com classe até 1998.
Foram anos de trabalho prazeroso, numa escola tradicional e conceituada, com um excelente corpo docente, onde pude exerci  com plenitude minha vocação para o magistério e conquistei amigas que preservo com carinho.
Jacira, Marilda, Regina, Rosa, Nadir, Iveta, Ana Emilia, Maria Lúcia, Maria José - minha diretora de pulso forte e coração de manteiga são algumas de muitas, que fazem parte desse pedaço da minha história, ligado a uma escola, que mesmo antes de meu nascimento, já fazia parte da minha vida.

texto enviado por: Lidia Walder





                            r

5 comentários:

  1. Sra. Lidia que trajetória e tanto da sua vida.Gostei de ler.Parabéns.

    Ana Lucia

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,Marcia
    Conheci seu blog e fiz uma viagem no tempo.
    Não pude ler todas as histórias mas reli a da Aratãs.
    Eu moro em Moema a pouco tempo, mas adoro o bairro.Adoro caminhar por ele observando as arvores,a arquitetura das poucas casas ainda existentes,os prédios chiques. Minha mãe frequenta a missa da igreja N.S.da Esperança e eu vou sempre à N.S.Aparecida.Acho linda a arquitetura e a história dela,que tive o prazer de ler recentemente.
    Não sei se sou boa para escrever e minhas histórias seriam recentes,mas adoraria.Como faço para participar?
    Ao contrário de voce,computador ainda é um bicho de sete cabeças para mim.
    Claudia Pacheco

    ResponderExcluir
  3. Marcia um amigo me falou do seu blog e hoje cedo entrei no blog e mergulhei em algumas histórias, aos poucos pretendo ler todas e ver todas as fotos.Minha avó morou quase que a vida toda na Rua Chanés e passei bons anos da minha vida curtindo essa rua e outras do bairro.
    parabéns vou indicar para os amigos
    Jandira Barbosa

    ResponderExcluir
  4. lIDIA, boa tarde, fiquei contente ao ver que temos ainda nossos antigos colegas do grupo escolar e do ginásio, das lembranças de nossa infância e juventude, hoje aqui está tudo mudado, eu sou uma das poucas moradoras daquele tempo quando contamos algo ninguém sabem quem é Indianópolis. um beijão Maria Dorothea Ap. Contreras.

    ResponderExcluir