domingo, 11 de dezembro de 2011

Natal de 2011



Outro ano  findando traz o momento da  realização de um ritual de longos anos. Diferentemente de 2009 e 2010, quando o desânimo me tomou, neste a tarefa da montagem da árvore de natal e do presépio, aprendida com meu pai, foi realizada com a esperança da renovação e de que dias melhores virão para todos nós.

Meu pai, por sua vez, herdou do meu avô  a arte da montagem desses ícones do natal. Lembro bem que ele sempre se dedicava pessoalmente a colocar cada bola no pinheirinho sob nossos olhares, meu e de meus irmãos, cuidando para manter integros os enfeites mais antigos, delicados como nossa inocência.

No presépio,  uma relíquia que mantenho com muito afeto, cada peça era colocada  por ele com a devoção emprestada por minha avó. Alguns carneirinhos cobertos com lã verdadeira, representavam os filhos e outros os netos, colocados um a um frente à majedoura, na medida  em que vinham ao mundo,  figurando  até hoje nessa representação cheia de significados, embora nem todos estejam mais entre nós.

O que para muitos é um simples adorno natalino, para mim é a recordação de muitos momentos vividos em família e que desejo perpetuar e deixar como legado sentimental para meus filhos.

Para os mais observadores, é importante salientar, que por uma questão de tradição, o Menino Jesus não aparece nas fotos que ilustram esta postagem, pois só será colocado no presépio no dia de Natal.




 

texto e fotos enviados por:
Suely Piedade Santos                                                               

6 comentários:

  1. Lá em casa também era desse jeito, o Menino Jesus só era colocado no Presépio na noite de Natal

    Mara Regina

    ResponderExcluir
  2. Engraçado eu sempre montei o presepio qdo montava a arvore ,lembro q agente usava papel pedra pra fazer a gruta..depois de casada fui abandonando esse costume ,e acabei optantando por aqueles presepios modernos 3 em 1 tudo prontinho...bonito vc manter a tradição.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Suely!

    Minha avó e minha mãe também só colocavam o Menino Jesus na noite de Natal!
    Eu gosto muito de encher a casa com muitos enfeites natalinos, mais modernos do que os de outrora, mas, sempre com a intenção de recordar os Natais em família, dos meus tempos de menina.
    Que saudade!
    Valeu!
    Muita paz!

    ResponderExcluir
  4. Hoje os enfeites só faltam falar, pior que têm os que falam mesmo, nessa época tem muito Papai Noel falante, as lojas ficam abarrotadas de enfeites, mas nada como aquela velha árvore que minha mãe com delicadeza, carinho todos os anos montava.Ficou tão distante,mas procuro manter um pouco do que aprendi com ela.

    Maria José

    ResponderExcluir
  5. Luiz Saidenberg12/12/2011 9:15 AM

    Muito simples e bonito. O presépio é sempre uma ilha de paz e humildade no meio das esfusiantes e pomposas manifestaçõees do Natal comercial. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Devo acrescentar ao meu relato que a montagem desse presépio hoje requer muita paciência e cuidado pois o material da manjedoura está quase se desfazendo, depois de 80 anos de existência. A cobertura de palha está fininha, mas é a original. Para os anjinhos não ficarem pelados, tive que improvisar outras camisolinhas e asas, montadas com a retalhos de caixa tetrapak, viva a reciclagem! Uso também a graminha sintética e areia , nem sei de que data, tudo guardado anos após ano junto com muitas lembranças.

    ResponderExcluir