sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Nossa primeira TV, uma Stander Carlson

Minha irmã Adail e eu com nossa grande TV Stander Carlson


1964, 19 :00 horas, hora da novela,"A moça que veio de longe", saímos correndo, eu e minha irmã, pra assistir na casa dos nossos vizinhos, Seu Castanheira e Dona Cecilia. Entravámos na sala e tiravámos os sapatos na porta, o ritual era obrigatório. Sentávamos no chão e esperávamos anciosamente pela abertura, Rosamaria Murtinho como a empregada Maria Aparecida, e Hélio Solto como o super galã Raul, gente era o máximo! Meus olhos não desgrudavam da tela, era pura emoção.
Um dia todos sentados, Sr. Castanheira apareceu com uma novidade; uma caixinha preta com um fio que ele ajustava atraz da TV e de sua poltrona ele aumentava e diminuia o som ou trocava o canal. Nossa! Nem precisava levantar! Eram os primeiros contrôles remotos chegando no Brasil. Eu só pensava: 'Seu Castenheira é rico, não só tem televisão como também tem uma caixinha mágica...'.
Alguns meses se passaram e uma noite meu pai e um amigo chegaram com uma caixa enorme em casa; era a nossa própria, primeira TV Stander Carlson! Dia de alegria completa, agora não precísavamos ir nos vizinhos assistir a novela, foi uma festa, a criançada toda da rua vieram assistir em casa. Sentavamos todos no chão e claro não existia ritual, de pés descalsos, nem muito menos a caixinha mágica preta. Grudávamos os olhos na telinha e na tv exelcior.
De vez em quando apareciam umas listras pretas verticais e meu pai ia atraz da tv arrumar no botão vertical, outras vezes, as listras eram horizontais e lá ia meu pai de novo no botão horizontal pra endireitar a tela. Nem preciso dizer que depois de alguns dias ninguém mais mexia nos botões, era tapa mesmo...
A coitada da TV apanhava mesmo: era tapa em cima, tapa do lado esquerdo, do lado direito ...e a bichinha se endireitava!
Um dia em nossos passeios à 25 de Março meu pai veio com uma folha de plástico colorida em degradé de vermelho, ele grudava na tela e pronto tinhamos TV colorida! Um espanto! Até que inventaram uma outra folha de cores do arco íris, aí não prestava, a TV ficava colorida mesmo!
Essa foi nossa primeira TV.
Depois vieram muitas outras e com elas a caixinha preta mais sofísticada, mas eu nunca consegui esquecer a Stander Carlson, umas das minhas primeiras alegrias ao mundo nosso de hoje, totalmente virtual.

texto e foto enviados por: Iara Schaeffer
                                                                      

5 comentários:

  1. muito bom de ler o seu texto, gostei muito da artimanha do seu pai para ter uma TV colcorida e que foto , heim?

    abraço

    Marli

    ResponderExcluir
  2. só mesmo quem tinha um orçamento melhor podia comprar 1 TV, lá emm casa durante muito tempo assistimos TV na casa da nossa vizinha dona Clara, só depois de muito tempo meu pai pode comprar nossa TV

    João Carlos

    ResponderExcluir
  3. que foto mais linda e todo mundo tinha vizinhos camaradas que abriam as portas para os que não tinham TV , hoje os vizinhos malcomprimentam e fecham as portas correndo

    Ana LUcia

    ResponderExcluir
  4. saudade boa dos televizinhos, hoje como seria
    computavizinhos? a verdade é que hoje é só oi e até logo, vizinhos onde estão?


    Maria Adelaide Ferrer

    ResponderExcluir
  5. OLá,Iara!

    Que bacana lembrar de sua TV...
    Em nossa infância também tínhamos uma destas que dava os mesmo trabalho...arrumar estas faixas pretas indesejáveis...kkk
    Valeu!
    Muita paz!

    ResponderExcluir