segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Um pouco sobre o bairro de Moema

....fiquei muito contente em  por poder agora fazer uma imersão ao passado e falar um pouco sobre o bairro de Moema , que sem dúvida para quem viveu a infancia e adolecencia no Campo Belo tem experiencias também neste magnifico bairro...só para começar eu queria e preciso informar sobre a minha visão geográfica de Moema,  é muito maior do que as pessoas podem imaginar...na minha experiencia daquela época eu já considerava Moema a partir da divisa com o Campo Belo alí nas margens do córrrego da traição aonde é hoje a av. dos bandeirantes, sendo assim eu sempre considerei que a partir da av. Ruben Berta , descendo até a av. Santo Amaro já era Moema, pegando alí a Vila Helena, parque dos Eucaliptos e Jardim Novo Mundo, depois alí do canal 7 (record, ,jovem pan, tv mulher etc.) nem sei  o que é lá hoje, subindo até a av. Indianópolis também é tudo Moema, e em frente ao canal 7 , do lado de lá da Ruben Berta aonde era a Cruz Vermelha e hoje é o Hospital dos Defeitos da face até o Clube Sirio, era já o Planalto Paulista, e do outro lado aonde tinha o córrego Uberabinha aonde é hoje a av. Hélio Pelegrino bairro que é chamado Vila Uberabinha para mim também era Moema, fazendo divisa com a Vila Nova Conçeição na av. Afonso Brás... Moema para mim inicialmente sempre teve o seu centro na igreja Nossa Senhora Aparecida, a igreja de Moema, foi alí que todos de minha família se casaram, pais, tios primos etc...eu tinha que ser o que contrariou a todos, pois me casei na igreja Nossa Senhora da Esperança, na av. dos Eucaliptos  que também é Moema, quem fez o meu casamento foi o padre Spolt, sendo assim a minha certidão de nascimento bem como a de casamento estão lavradas no Cartório de Indianópolis que é Moema...aliás esse negocio de Indianopolis e Moema sempre foi muito engraçado, pois um lado do bairro as ruas tinham nome de indios e de outro lado tem nome de pássaros....os meus avós , já falecidos, moravam na rua Periquito a 50 metros do córrego Uberabinha mas para mim alí sempre foi e é Moema, ainda mais por a rua ter nome de pássaro...rs...  além da igreja de Moema que sempre foi muito importante para a família, a minha infancia é marcada por estar sempre em Moema, as primeiras matines nos domingos a tarde e os cinemas  estavam todos em Moema, o cine Jurucê ( que muitos chamavam de pulgueiro...rs...)  o cine Joá na av. ibirapuera que foi o que eu mais frequentei e muitas vezes ia de bonde , até meados de 1968 , depois disso ia de carro quando o meuu pai nos levava, eu e meus irmãos ou íamos de onibus ( dos onibus quero u parágrafo a parte rs...) , também o cine Grauna na v. Sto Amaro , e até quem sabe o cine Vila Rica na Santo Amaro só que ali já era a Vila Nova Conçeição, se bem que quando se ia ver um filme por lá estava toda a turma do
Campo Belo e Moema...Muitas vezes, principalmente na época de férias escolares, saia da rua Edson no Campo Belo ia ia atá a casa da minha avó na rua Periquito e ia de bicicleta e as vezes a pé e sempre ziguzagueando pelas ruas de Moema, já naquela época gostava de pegar a av. dos Eucaliptos para poder passar pela rua Normandia, que naquela época era uma rua 100% residencial e já era muito bonita, valia a pena passar por lá...

texto enviado por: Wilson Fernando Borges

13 comentários:

  1. Wilson

    Aos domingos depois do almoço o momento era de se embelezar e ir com amigos e o namoradinho para o cinema: cine Grauna ou Vila Rica!Eu também adorava sair de casa de bicicleta , atravessar a avenida dos Eucaliptos , pegar a rua Grauna ,ir cortanto até chegar na rua Periquito:1 aventura e tanto: era muito bom!

    abraço

    ResponderExcluir
  2. caro Wilson viajei no tempo, depois que li o seu texto fechei os olhos e me vi ainda menina caminhando pelas ruas de Moema e depois me casando na Igreja N.Senhora da Aparecida!

    Ana Maria

    ResponderExcluir
  3. Caro Wilson viajei no tempo, depois que li o seu texto fechei os olhos e me vi menina caminhando pelas ruas de Moema e depois já adulta me casando na Igreja N.Sra.Aparecida

    Ana Maria

    ResponderExcluir
  4. rua Periquito famosa demais pois alí numa travessinha tinha a portuguesa das flores, a dona Lurdes que durante muitos anos reinou como a única floricultura de toda região.

    João Pedro

    ResponderExcluir
  5. Bons tempos, hein, Wilson!
    Casa de Vó é bom em qualquer bairro!
    Valeu!
    Muita paz!

    ResponderExcluir
  6. Bom mesmo era a liberdade de pegar a bicileta e sair pelos bairros próximos, mas hoje :impossível

    CElia

    ResponderExcluir
  7. marta ovando obara9/14/2011 6:17 PM

    Como era bom no domingo ir no cine Vila Rica com meu pai para assistir Tom&Jerry..LINDO SEU TEXTO WILSON,abraços tucha.

    ResponderExcluir
  8. Wilson, sua história poderia estar assinada por mim, com pequenas mudanças: a madrinha além dos avós também morava em Moema; fui batizada na Igreja N S Aparecida; o Vila Rica era onde ia com meu primeiro e único namorado e o Joá era onde iam meus pais quando namoravam. E assim vão nossas lembranças nas asas das histórias deste incrível blog! Obrigada pela viagem!!!

    ResponderExcluir
  9. cine joa e cine juruce.... quantas saudades.

    ResponderExcluir
  10. Saudades do cine joa.
    Moravamos na al arapanes, antiga rua dos pixoxos e íamos de bonde ao cinema
    Depois, sorvete na padaria belpao
    Saudades

    ResponderExcluir
  11. conheci muinto bem moema meus avos moravam na alameda juaperi eu morava no planalto paulista mas sempre estava em moema desde pequeno. comprando sapatos na casa eurico. comprando material escolar em uma papelaria que ficava ao lado a da igreja nossa senhora aparecida .Estudei a primeira serie no cezar martines fis o catecismo na igreja S aparecida.
    adoleceste, frequentava o s cines joa e juruce iamos de bonde com a turma nadar em um lago na granja julieta.

    ResponderExcluir
  12. Por gentileza deixar o nome quando comentar

    ResponderExcluir
  13. Vera Rocha Estudei no Cesar Martinez,ia no Joa e tinha uma papelaria perto da Igreja...

    ResponderExcluir