terça-feira, 27 de setembro de 2011

A minha primeira TV

Logo depois de ser inaugurada a televisão em 18 de Setembro de 1950, vi pela primeira vês na casa de uma vizinha. A primeira imagem foi da TV Tupi onde Mazzaropi  fazia um carrinho com um cabo de vassoura e uma tampa de lata de cera. Eu era televizinho como se dizia.
Somente em 1957 foi que meu pai comprou um aparelho de televisão. Um dia passando pela Tevelandia  uma loja da Avenida São João, cujo proprietário era seu amigo, ele ficou olhando a televisão exposta na vitrine  e o  dono da loja falou: Vai levar a TV, seu Angelo? Paga aos poucos e tudo bem!
Eis que um belo dia aparece em casa um tremendo aparelho  de TV  preto e branca, importada da Inglaterra da marca Windsor,  que a fabrica aqui no Brasil ficava na Rua Yaiá Itaim, com uma imagem bastante nítida e que por muitos  anos ficou sendo nossa diversão e ela foi até 1974, quando já estava no crepúsculo de sua imagem. Tinha também a TV Invictus, totalmente nacional,  e depois a Philco que tomou conta do mercado.
Até então eu era tele-espectador de Bar assistindo jogos de futebol aos domingos, não era qualquer um que podia ter um aparelho de TV. Quando a TV chegou lá em casa, chegava também os tele-vizinhos, (crianças) que vinham toda tarde para assistir o programa de desenhos patrocinado pelo bolo Pulman, que era apresentado pela dona    Maria Aparecida Bax que mais tarde ficou sendo a famosa dona Maroca na novela redenção, da TV Excelsior. Aos sábados novamente visitas para ver televisão, todos queriam ver o Almoço com as Estrelas, alguns jovens iam mais para ver a Amelinha, uma garota propaganda da TV Tupi. Um chuchuzinho de garota, um colírio para os olhos vidrados nela.
Mas para nos “garotos" o futebol era o que mais interessava. Aos domingos as cadeiras eram colocadas e algum vizinho trazia de sua casa. Em dezembro de 1977 a casa estava lotada, ainda bem que a sala era grande, a televisão estava mostrando o jogo Corinthians x São Paulo,  e dali sairia o campeão paulista daquele ano. Eu estava de camarote já que meu time Palmeiras, estava fora da disputa, foi um jogo nervoso que tinha moleque roendo as unhas, e minha mãe fez uma limonada para ver se tiravam os dedos da boca. Tinha dois sampaulinos e três corintianos que choravam copiosamente depois do jogo.
No campeonato mundial de 1974 a nossa Windsor estava cada vez com menos luminosidade, então veio a Philco Ford, que tinha uma imagem muito bonita, mas nos compramos uma  TV da marca Sanio  que  tinha imagem  forte que até prejudicou um pouco a minha vista e demorou um pouco para eu acostumar com a nova imagem.
Um dia essa TV foi presenteada compulsoriamente há um ladrão que entrou em casa e a levou, juntamente com ela também o aparelho de som. Depois compramos uma Sharp, por ultimo uma Philips que  esta, muito bem, obrigado.

aparelho de tv da marca Invictus  década de 50


                                                                                                                                 
           
                                      
Maria Aparecida  Baxter


escrito por: Mario Lopomo



























3 comentários:

  1. Lopomo

    A Maria Aparecida Baxter fazia também as propagandas da Johnson, se não estou enganada.

    ResponderExcluir
  2. Em casa a alegria foi 1 só quando a tv chegou quase todo dia os vizinhos vinham para casa e tinha bolo e suco.

    Maria Dulce

    ResponderExcluir
  3. Você deu uma aula mesmo, eu não me lembrava de muitas coisas, gostei

    Luiz Antonio

    ResponderExcluir