quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Dona Lurdes e suas flores

Era num espaço da pequena travessa da Rua Periquito, cujo nome não me recordo, que dona Lurdes vendia suas flores.A avenida Santo Amaro não tinha trânsito e a Hélio Pelegrino nem existia.
Dona Lurdes era uma portuguesa  falante,por vezes ríspida com sua freguesia e durona em demasia com suas funcionárias,uma negociante de mão cheia que sabia vender suas flores, como ninguém!Seu estabelecimento era super simples, bem rude mesmo e uma aguaceira misturada com folhagens ,espinhos ,papel e fitas   tomavam conta do chão,constantemente.
Sua freguesia era grande,formada pelas pessoas do bairro, das ruas próximas e até dos bairros distantes.
Alguns amigos meus tinham muito carinho por dona Lurdes, pois ela os ajudava na escolha das flores para as namoradas, para as paqueras e, também para as futuras sogras e com paciência ela ouvia suas lamúrias, suas confissões de amor e, por fim depois de muito chororô e blá blá blá dos meninos  ela acabava dando um  desconto e às vezes deixava o valor pendurado para ser pago na próxima compra.
Ah! quantas meninas em suas festas de 15 anos receberam seus arranjos!Eu mesma na minha festa tive minha casa repleta de seus arranjos variados e ramalhetes com rosas vermelhas e  brancas.
Minha mãe costumava receber muitas flores, quase sempre compradas na dona Lurdes, dos pretendentes de suas filhas!O meu pai se divertia, pois era uma competição para ver quem mais agradava a "sogra".
Durante muitos anos dona Lurdes reinou no mundo das flores por sua simplicidade,pelas flores sempre bonitas e pelos seus preços, na época imbatíveis.Todos os dias já de madrugada lá estava ela tirando os espinhos das rosas, ajeitando as flores frescas nos baldes com água e,assim  seu dia corria com muito trabalho , sem descanso e sem hora para fechar,principalmente nos finais de semana.Não se cuidava e passava  praticamente o tempo  todo com suas roupas, avental e os pés encharcados de água.
E num dia qualquer soubemos que a portuguesa dona Lurdes havia deixado de reinar entre suas flores e fregueses.
Correu pelo bairro o falatório de que um sobrinho,seu único herdeiro,assumiria seu estabelecimento.
Depois de alguns anos o espaço da pequena travessa da rua Periquito virou uma grande floricultura.

texto de: Marcia Ovando

16 comentários:

  1. Mário Lopomo9/15/2011 7:21 AM

    Dona Lurdes, era muito conhecida na zona sul.Um sabado dos anos 1960, fui com um amigo comprar flores no dia do casamento de sua irmã. Se não estiver enganado era o buquê que a noiva usaria.(Mário Lopomo)

    ResponderExcluir
  2. todas as flores que enfeitaram a igreja N.Sra da Aparecida ,em Moema no meu casamento foram compradas na dona Lurdes

    Dulce Maria

    ResponderExcluir
  3. Assim mesmo era a portuguesa dona Lurdes e suas flores eram as mais lindas mesmo

    Ana Tereza

    ResponderExcluir
  4. Ela foi uma figura e tanto e os seus preços eram os mais baixos

    Paulo

    ResponderExcluir
  5. como eu me lembro bem da dona lurdes... era tao automatico ir lá na periquito comprar flores q parecia ser a unica floricultura q existia em sao paulo... may, vc é magica fazendo as nossas lembranças reviverem ...
    beijo
    cris

    ResponderExcluir
  6. Dona Lourdes era famosa no bairro,seu endereço tbem.Uma travessinha estreita e feinha,mas com flores que enfeitavam nossa casa.Lembro bem dela com seu avental e lenço na cabeça.

    Ana Maria Visconti Penteado

    ResponderExcluir
  7. Minha mãe comprou muitas flores lá eu lembro que ficava atrás do cine Grauna!vc lembra qdo o buque era de palmas e se embrulhava com celofone ficando quase um triangulo todo fechado com um laço?então muitos 15 anos de amigos,foram presenteados com este buque

    Ana Cristina Maruca

    ResponderExcluir
  8. Ana Cristina Maruca vc lembrou bem o pacote feito de celofane com as palmas, isso mesmo!
    bj
    mai

    ResponderExcluir
  9. maravilhoso recordar dona Lurdes e suas flores,buques,arranjos com papel celofane,festa de 15 anos,cine Grauna: uma belissima viagem !
    obrigada

    José Antonio

    ResponderExcluir
  10. May q bom voce se lembrar das Flores.Don a Lurdes era muito brava e muito estupida com a gente.Eu tinha muito dificuldade para negociar com ela.A gente queria rosa,mas ela queria boca de leao,aft.voce se lembra do exagero do papai ?Chegava em casa com duzias de ramalhetes de Flores do campo para a mamae.E ela com aquele jeitinho olhava para nos como quem dizia once guardarei.A gente ria muito e todas nos muito apressadas porque queriamos almoner logo.Mas nao era fome nao.Tinhamos que deixar as loucas limps e guardadas para irmos pegar um cineminha.Eta Vida boa.Lembro tb que ele nos torturava no dia das maes para q fossemos logo na Dona Lurdes antes q as Flores acabassem.Ah papai!Nao posse esquecer de falar que as Rosas que me enfeiticam ate hoje desde os meus quinze anos tb vie ram da Rua Periquito.E o cartao?"A mais Linda ads Flores para a mais Linda das meninas".Aft!E eu acreditei.Ha quase 50 anos e o perfume das Rosas ainda estao perto de mim.Beijoca.Maria Mercedes Ovando Galdieri.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Márcia!

    Boas lembranças, coloridas e perfumadas pelas flores de D.Lurdes.
    Minha avó sempre tinha flores em seus vasos de casae em seu jardim nunca faltavam as rosas, suas preferidas.
    Valeu, Márcia!
    Muita paz!

    ResponderExcluir
  12. as flores eram lindas e baratas, mas a dona das flores não era nada fácil

    Luiz Carlos F. Briano

    ResponderExcluir
  13. Lembro que minha mãe comprava sempre palmas vermelhas com grandes folhagens que enfeitavam a sala de jantar.Por falar nisso ,por onde andam as palmas,sairam de moda.Eu preferia as flores do campo:margaridinhas,bocas de leão,sempre-vivas.Duravam muito e o colorido lindo.No meu aniversário de 15 anos ganhei uma linda orquídea lilás numa caixinha de celofane,presente de bom gosto e muito sofisticado pra mim.Ficou lá até murchar coitadinha,sem água.Hoje orquídeas florescem em árvores de grandes avenidas,as rosas são colombianas ,as tulipas holandesas,tem até mini rosas lindinhas.
    Atualmente se quero dar ou se recebo flores elas veem pela internet sem ver suas cores ou sentir seu perfume ao escolhe-las.Tempos modernos...Saudades de D.Lourdes

    ResponderExcluir
  14. Dona Lurdes fez história no bairro

    Marlene Souza Deiah

    ResponderExcluir
  15. Vera Helena S.Brick9/20/2011 10:56 PM

    May, que saudades disso tudo !
    Uma delícia ler sua narrativa sobre Dona Lurdes, retrata exatamente como ela era, como era o seu comércio de flores e o sucesso que fazia...muito mais do que as floriculturas do bairro, que tinham boa apresentação porém nenhuma delas chegavam a ter a variedade e a quantidade de flores do simples e até rustico comércio da Dona Lurdes.
    Revivi nos comentários da Mê, da Vera Dulce e outros, a época de juventude que vivemos... cine Graúna, ramalhetes de palmas embrulhadas em celofone... ótimas lembranças !
    May, um grande beijo a você e as nossas amigas... Vera Helena

    ResponderExcluir
  16. marta ovando obara9/21/2011 2:41 PM

    dna. Lurdes era mesmo uma pessoa meio brava, seria e sem muita conversa e mesmo assim era a que mais vendia flores lindas e perfumadas .Nos meus quinze anos ganhei muitos arranjos , um mais bonito que o outro..Eh..dna, Lurdes...

    ResponderExcluir