sábado, 13 de agosto de 2011

Meu querido pai Altivo Ovando


Não tenho conseguido dormir e penso nas suas quentinhas e tão lisinhas mãos passando levemente na minha testa para que o danado sono chegue... Enquanto não vem, meus pensamentos tomam forma de recordações.

Sabia amar como ninguém. Se entregava de corpo e alma e se sentia feliz. Lembro-me bem das várias vezes que deu flores para a mamãe com a carinha de eterno apaixonado (carinha de bobo mesmo)!

Meu véinho, e o meu baile de 15 anos. Que festa linda! Todinha como eu queria! E a nossa valsa...

Que delícia dançar com você! Dançava levinho e lá ia eu, ouvindo os batimentos do seu coração em ritmo prazeroso de Danúbio Azul. Que alegria! Ganhei meu anel de ametista também!

Como dava risada quando em pé ante pé, entrava no seu quarto e ia direto para a calça pendurada atrás da porta e colocava as mãos no bolso para pegar um dinheirinho extra, quando, minha mãozinha se deparava apenas com moedinhas – olhava pra você e você abria os olhos e com meio riso dizia: “tá no outro bolso, pode pegar!”

Adorava me ver maquiada, cá entre nós, exagerava demais!Bem arrumada, com os saltos altíssimos que usava e o batom bem forte. Boina, chapéu, anel e brincos grandes e me dizia: “você está linda! É uma verdadeira espanhola!” E riamos muito! E eu me sentia a mais linda pessoinha desse mundo!

E meu delicado anel ,o solitário que ganhei aos 18 anos? Juntamente com meu “Chevetinho azul pavão”. - Quando você me chamou pra sair na calçada da nossa casa e um carro parou, achei muito estranho. Você me abraçou carinhosamente e me beijou e entregou a chave do meu tão sonhado primeiro carro, quase morri de emoção papai! E beijei, beijei e agradeci muito e muito. As lágrimas rolavam e, abraçados, conseguíamos sorrir também.

Quando eu viajava, você sempre me mandava cartas lindas, dizendo para observar atentamente tudo, aprender o possível e, dali alguns dias, chegava mais dinheirinho para as danadas compras!

Papai, e os jogos do nosso glorioso Santos? Que loucura! Que alegria! E cada pulo que a gente dava! E nosso Eder Jofre? Aprendi a gostar de boxe de tanto passar as noites vendo e aprendendo a luta. Nós vibrávamos muito! E nos jogos de buraco? Você raciocinava tanto, e implicava comigo por arrumar o tempo todo o joguinho na mesa e, mostrava de cara alegre que ia bater! Quando, mais que de repente, a baixinha danada da mamãe batia com tudo! Você ficava louco! Pulava na cadeira! Mas logo se refazia e íamos pra outra rodada! E começava tooodo o raciocínio de novo!

Adorava ser abraçado, tocado, e bem mimado e sabia faze-los muito bem, com um carinho muito gostoso. Tinha o olho maior que a barriga! O prato do vizinho sempre era o melhor! Era uma formiguinha bem quieta quando se aproximava de um belo romeu e julieta. Só sabia fazer ovos quentes e até hoje não consegui comer nada igual. Adorava leite e tomava de um gole só! Gostava de bananas e ameixas pretas! E detestava peixe, tofu e soja! Dizia que estava comendo algodão!

Quando meu pai chegava do trabalho, eu corria e pegava o chinélinho dele e os colocava nos pés, já um pouquinho cansados e ele fazia uma carinha de menino mimado e eu uma carinha de alegria e amor. Quando eu ia cortar suas unhas, ele ficava encantado com a águinha quentinha e com as mãozinhas bem posicionadas, só esperando para ficarem bonitinhas. A gente aproveitava, e conversava sobre tudo e riamos muito também!

Você é meu chão, meu controle, meu herói, meu primeiro e eterno amor. Você sempre me disse pai, que sempre vale a pena viver! Por que a única coisa que temos certeza é a morte. Portanto, dizia para eu viver intensamente com felicidade. E, aqui tô eu, sem você, mas procurando viver com alegria e dignidade que você me ensinou. E agora, com não muitos risos fáceis e gostosos. E, em meio aos nossos risos fáceis e brejeiros, o tempo foi passando, passando e passou. E tudo agora, chama-se SAUDADE.

“As rosas não falam. Simplesmente exalam o perfume que roubam de ti” (Cartola) – Hoje, estou apenas com o perfume.

Pai,

Fico com suas cartas de amor, sua letra linda, seu cheirinho, e sua maravilhosa assinatura. Coisas que, apesar da modernidade, nenhum computador é capaz de me dar.

Com amor imenso e gratidão eterna,

Sua querida,

Tucha.

Momentos inesquecíveis com o meu pai Altivo Ovando:

                        em 1983


nós 2 dançando, ah como êle adorava dançar!


em 1994 fazendo uma das coisas que mais gostava: trabalhar

meu pai Altivo,minha mãe Tina e minha primeira filha Mayra


nós 2 dançando no coreto em Poços de Caldas

texto e fotos enviados por:  Marta Ovando Obara

7 comentários:

  1. A saudade de mãe e pai é eterna.Bem bonita a sua carta para o seu pai, uma homenagem e tanto.
    Um dia dos pais especial para a sua familia

    Maria José

    ResponderExcluir
  2. Minha irmã se tem uma imagem que guardei do papai foi a de você dançando com êle no coreto em Poços de Caldas, êle muito feliz dando volta no coreto ao som da banda.Dias felizes!Ah se o tempo pudesse voltar:acho que ficaríamos para sempre em Poços de Caldas com êle e a mamãe.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Existe alguma coisa melhor do que e escrever cartas? acho que melhor mesmo só receber cartas.
    Peninha que as pessoas já não se ligam mais nisso.
    Gostei muito da sua carta

    Maria Julia S.Correa

    ResponderExcluir
  4. Sandra Brentare Martinez8/13/2011 7:23 PM

    Lindo texto!!!!
    Temos que agradecer todos os dias pelos pais maravilhosos e inesquecíveis que tivemos.Viva os nossos pais onde quer que eles estejam!!!!!

    ResponderExcluir
  5. SIMPLESMENTE LINDO O QUE VC ESCREVEU. SAUDADES ETERNAS.LINDAS A FOTOS. BJS FE

    ResponderExcluir
  6. Querida Marta, amei o seu texto e até voltei no tempo.
    Sabe que na época que você ganhou o seu lindo carro Chevette eu fiquei encantada como era lindo!!!
    Acha você e a sua irmã Fernanda o máximo, pois na época vocês pela próximidade da idade é quem as vezes ficavam conversando com a gente na porta da sua casa.
    Lembro do primeiro baile nos fundos da casa, que delicia.....
    Em um aniversário do seu irmão lembro tão bem a carinha de felicidade dos seus pais, cantando parabéns.
    Que bom que esse momentos ficam na memória da gente e nos remetem a muitas felicidades.
    Saudades de vocês.
    Um grande beijo,

    M.Silvia Corrêa Kairalla (Pi)

    ResponderExcluir
  7. Que legal!

    Todas as fotos estão super legais, mas, a que vc está dançando com seu pai me fez lembrar quando meu pai dançava, comigo e com minha irmã, as músicas que ele gostava.
    Valeu, Marta!
    Muita paz!

    ResponderExcluir