quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Os amigos do meu pai Walter Walder

Meu pai costuma dizer que não tem amigos, pois não freqüenta a casa das pessoas com quem se relaciona (aliás, ele não visita ninguém). Por mais de trinta anos ele “bateu o ponto”, como se diz, no bar do seu Albertinho, na Avenida Santo Amaro, quase esquina com a Roque Petrella. Um estabelecimento comercial que na hora do almoço serve refeições tipo “comercial” e no mais é bar e lanchonete.

Ali, enquanto teve saúde, até junho de 2004, ele sentou-se todas as tardes, para conversar, tomar cerveja e “rabo de galo” (de Cynar), sempre com o mesmo grupo de amigos, encontro diário esse, que ele denomina “reunião de diretoria”. Entre as “abobrinhas” que conversavam estão: a reivindicação de férias e pagamento de horas extras para aposentados e aposentadoria da aposentadoria, pois ele já está há mais de 35 anos aposentado. Ali também já sofreu uma síncope e foi prontamente socorrido pelo João, filho do seu Albertinho, que o conduziu ao hospital e ficou com ele até chegarmos.

O João é advogado, está na casa dos 50 anos, mas meu pai o conhece desde que era estudante e trabalhava com o pai no bar. É uma figura!

Quando meu pai completou 78 anos, recebeu uma correspondência timbrada, que transcrevo a seguir:

“TRF – 3ª Região – Poder Judiciário
Prezado Sr. Walter Walder
Ref. Processo N=BA 249867/01/98 LEI 321.564
DE 02.05.97 – CONTROLE DE POPULAÇÃO

Conforme registro de nosso cadastro e controle, verificamos que V. Sa. atingiu o limite de idade prevista por lei.

Nossos estudos estatísticos indicam que sua idade não oferece mais nenhuma vantagem para a sociedade. Muito pelo contrário, acarreta uma carga suplementar para as entidades assistenciais de sua comunidade, bem como desagrado àqueles que o rodeiam.
Por esse motivo, V. Sa. Deverá apresentar-se ao CREMATÓRIO MUNICIPAL DA CAPITAL, até 08 (oito) dias após o recebimento desta, a partir das 09 (nove) horas da manhã, diante do forno 15, Ala Norte N=BA 4 para que possamos proceder vossa incineração.

Na oportunidade V.Sa. deverá apresentar-se munido dos seguintes itens:
1 – Carteira de identidade (original)
2 – Protocolo de Certidão de Débito em andamento
3 – 01 saco plástico (sem propaganda de supermercado) para as cinzas, com número de seu CPF impresso em silk-screen
4 – 02 metros cúbicos de lenha seca ou 18 litros de gasolina especial
5 – Comprovante de pagamento das Taxas de Cremação (autenticado)
6 – Procuração da esposa para fins de inventário ao advogado João Alberto.... - OAB/SP Nº... (este advogado foi sorteado eletronicamente)

Para evitar qualquer contratempo ou perigo de explosão, fica estipulado que deste momento em diante V.Sa. não deverá ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica ou mesmo comer batata-doce, pois provocam reações incontroláveis de alta periculosidade, podendo inclusive ocorrer explosão.

Antecipadamente agradecemos vossa valiosa colaboração e, ADEUS!!!!!!!!!

Atenciosamente,
(assinatura)
Sub Chefe Substituto do Departamento de Controle de População”.

Essa carta foi mais uma brincadeirinha do João!

Hoje meu pai está com 91 anos e, em todo aniversário, o primeiro telefonema que recebe é do João:

-E aí?  Velhinho sem vergonha! Sabe que eu já estou de “saco cheio” de tanto te dar parabéns? Não viu as placas pela cidade toda avisando que é proibido passar dos 80?

Agora que não pode mais tomar seus aperitivos, meu pai vai uma ou duas vezes por semana ao bar do seu Albertinho para encontrar essas pessoas incríveis, bater um papinho e de vez em quando, aos sábados, pegar uma feijoada para nós, saborosa e bem feita, sempre pela mesma cozinheira, em todo esse tempo que ele ali comparece.

Do pessoal da “diretoria”, alguns já se foram, outros se mudaram, mas só deixaram boas recordações. E meu pai ainda acha que amizade só se faz freqüentando as casas uns dos outros!

 
meu pai Walter no Jardim da Luz com quase 1 ano ,com os seus pais Luiz Walder e Deolinda do Amaral Walder, em 1921

os 91 anos do meu pai Walter

                                                     meu pai pescando em Bertioga com a bisneta Vitoria , agora em 2011

texto e fotos enviados por: Lidia Walder

4 comentários:

  1. Lidia querida

    ri muito com a brincadeira do amigo do seu pai o João: o terrível!
    Que benção : seu pai com 91 anos, a sua neta Vitoria (bisneta dele) com 14 anos em Bertioga,pescando.
    E como sempre fotos maravilhosas.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Como escreveu a Marcia uma benção mesmo seu pai 91 anos e participando de pescaria com a bisneta de 14 anos,gostei da história,muito alegre.

    Maria Helena

    ResponderExcluir
  3. Lídia, que Deus abençoe seu pai com muita saúde!
    Parabéns por sua família.
    Valeu!
    Muita paz!

    ResponderExcluir
  4. Passeando aqui pelo blog da Marcia, encontrei a história do meu pai. Obrigada Marcia por publicá-la. O João é terrível mesmo. Agora deu de falar para eu segurar a mão do meu pai e ver se está esfriando. Se estiver é porque está morto, e meu pai ri, mas ri mesmo.
    Obrigadas às pessoas que comentaram. Vamos levando essa piada que é a vida, até quando deus quiser. Agora, Marcia vou testar sua sugestão de assinatura parta comentar. Vejamos... Lidia

    ResponderExcluir