terça-feira, 16 de agosto de 2011

Meu pai Juvenal Octaviano Miller Neto

No mês de agosto comemoramos o Dia dos Pais. Penso que dia de pai e mãe sejam todos os dias, pois eles são a essência de nossas vidas.
    Infelizmente meu amado pai Juvenal Octaviano Miller Neto (Juju Balagandã) nos deixou em 2003, e apesar da saudade, sempre q penso nele é com alegria pois tive a sorte e o privilégio de tê-lo como "meu pai".
    Meu pai era muito alegre, adorava cantar e dançar (tenho a quem puxar) e um digno "arroz de festa", ou seja, era um baladeiro, não perdia uma festa, comemoração,inauguração, etc!!!
    Foi sempre um batalhador: Aos 12 anos perdeu o pai e a partir daí começou a trabalhar. Ganhou bolsa de estudos no Colégio Bandeirantes e dava aulas de matemática p/ crianças menores ou mesmo de sua classe que tinham dificuldade na matéria. Era assim que auxiliava no orçamento doméstico. Morou por vários anos em um quarto de pensão juntamente com sua mãe, irmã e avó. Como recompensa por seu esforço entrou na POLI, onde fez engenharia civil.
    Quando eu era pequena, não tivemos muito contato pois ele era engenheiro de obra e vivia viajando, mas quando estava conosco, lembro-me bem que nos finais de semana, para poder ficar um pouco com os filhos, ele nos levava junto para as obras que estavam em andamento. Acho que meus irmãos tomaram gosto porque ambos são engenheiros. Eu, em compensação, tenho horror a obras, reformas, casas de materiais de construção, etc...
    Por outro lado, lembro-me bem que saíamos apenas nós dois e íamos à R. Augusta e Shopping Iguatemy para que eu comprasse roupas e sapatos sem a interferência da minha mãe. Era uma delícia, um dia só nosso, de pai e filha.
    Quando entrei no colegial, meu velho passou a me levar e buscar na escola. Bons tempos, em que íamos conversando naquele carrão que parecia um jacaré (era um galaxi verde), ouvindo concertos de piano. Lembro-me também que durante a faculdade, meu pai ia umas três vezes ao meu quarto para me acordar e na última ele me punha em pé e empurrava em direção ao banheiro, como era gostoso; eu não levantava de propósito!!!! Coitadinho do meu velho!!!
    Outra lembrança muito marcante foi quando comuniquei que iria me casar. Meu velhinho perdeu o rumo e até ficou um pouco encrenqueiro de tanto ciúmes.Mas no dia do casamento lá estava ele, fingindo estar muito calmo, sem saber o que fazer, se andava ou corria até o altar e na saída, pisou na minha calda, quase arrancando minha grinalda!!!
    Tenho muitas saudades do meu Juju Balagandã (ele gostava que eu o chamasse assim), das nossas cantorias, danças, passeios e até de cachimbarmos e charutarmos juntos (rsrsrs), lembrei-me disso agora: sentávamos no sofá da sala e ele tinha dois cachimbos que eu preparava e ali ficávamos conversando e cachimbando juntos. Também havia o charuto, mas confesso que não gostava de charutar, aquele cheiro era horrível.
    Aí estão algumas de minhas lembranças com meu amado pai. Ele deve estar lá em cima rindo do que estou escrevendo. Beijos meu velho querido!!!! EU TE AMO MUITO!!!


meu pai Juvenal  e eu na casa da Rua Inhambu,1840, em 1968

Cruzeiro de Reveillon para a Argentina,jantar no Cabo de São Vicente: meu pai, minha mãe  e eu,1972/1973

Cruzeiro para a Terra do Fogo, Porto de Santos:meu pai,eu,Ana Cecilia Saguas e meu irmão Luiz Eduardo, o Pei, em 1980

Maratona de Nova York: Cadú meu sobrinho, meu irmão Carlos e meu pai, em 1999

Brasilia, 1966 - o meu pai foi um dos muitos engenheiros que construiram Brasilia,cidade onde nasci. Antonio,Maria comigo no colo,meu pai com o Carlos no colo e André com o meu irmão Pei no colo

                                                      OS HOMENS DA FAMILIA MILLER: meu irmão Carlos amparando o meu filho Thiago,Cadú filho de Carlos,Pei e seu filho Eduardo e meu pai,Clube Pinheiros,em 1995

texto e fotos enviados por: Mariângela Miller Porto

4 comentários:

  1. menina sorriso
    tá explicado sua alegria!
    Ma, muitos momentos inesquecíveis:viagens,passeios,cantorias
    adorei as fotos!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mariângela!

    Quantas recordações legais!
    Sabe,meu pai também me levava até o colégio,em certa ocasião, até eu aprender o caminho...íamos a pé, mas, era super bom... conversávamos muito.
    E vocême fez recordarumaépoca, quando eu ainda era estudante e também dava aulas particulares de matemática e português para a garotada de minha rua...mas, eu os ajudava e não cobrava nada. Bons tempos.
    Muito bacana sua histórias,suas fotos,suas lembranças.
    Valeu!
    Muita paz!

    ResponderExcluir
  3. que pai alegre,divertido o seu, gostei de tudo e mais ainda da foto dos homens da familia:uma graça.
    Ivete G.Santos

    ResponderExcluir
  4. Ótimo artigo, como você se sente Este será afetado no futuro? Estou contente por me deparei com este site!

    ResponderExcluir