segunda-feira, 30 de maio de 2011

O tempo que Moema era Indianópolis

Nos anos 1950, o bairro de Moema era mais conhecido por Indianópolis. Segundo se dizia naquela época Indianópolis começava depois da Avenida santo Amaro para quem estava na Vila Olímpia ou Itaim Bibi. E quando a gente ultrapassava a ainda estreita Avenida Santo Amaro vinha as Ruas Pintassilgo, Graúna, bem-te-vi, não sem antes colocar o nome Avenida dos Eucaliptos, onde realmente tinha pés de eucaliptos por quase toda sua extensão. Era por essa Avenida que íamos até a TV Record a pé assistir aos sábados à noite a Luta Livre ver Fantomas o lutador mascarado e outras figurinhas difíceis de engolir. Acho que nem o Zagallo os engoliria. Aos domingos à tarde íamos La na Record assistir a Gincana Kibon que era apresentado por Vicente Leporace e a Miss Kibon Clarice Amaral. A TV Record tinha sua entrada como se fosse uma casa comum de telhado em “duas águas” com um enorme número 7 abaixo no ângulo do telhado. Até chegar lá tinha que entrar pelo portão e andar uns 50 metros do quintal da casa que era o auditório da TV que ao entrar se via uma arquibancada de madeira como era comum nos circos da época. Alias naqueles anos tinha o circo do Arrelia onde os espectadores ficavam naquelas arquibancadas.
Com a desapropriação pela prefeitura para o alargamento da Avenida Moreira Guimarães o terreno foi encurtado em vinte metros mais ou menos, o que descaracterizou aquele bonito terreno ta TV.
No “centro de Moema” tinha o brindes Pombo, uma firma de brindes que naquela época eram compradas pelas empresas para fornecer a seus funcionários. Em cima do prédio a efígie da ave Pomba, que podia ser também a ave do sexo masculino. Essa firma era propriedade do meu amigo Mansur que eu os encontrava sempre com sua simpática esposa na agencia do Jóquei Clube próximo a igreja de Nossa Senhora Aparecida. Mansur ficava emocionado quando eu contava a historia do bairro, que eu, meu irmão e garotos da Vila Olímpia  nos anos 1950 andavamos de bicicleta nas ruas de terra, vindo pela Rua Pavão que saia em frente à Fiação Indiana, onde hoje é o Shopping Ibirapuera, no terreno onde  estava a fabrica de tecidos, ainda tinha  o campo de futebol de terra amarela e, a enorme torre da Aeronáutica. Seria muito bom se algum morador antigo tivesse fotos daquela época.
A Avenida Ibirapuera tinha uma canaleta no centro com os trilhos por onde passava o Bonde que vinha da Avenida da Liberdade até Santo Amaro. Aos poucos os bondes foram sendo retirados em 1968, e coube a essa linha de Santo Amaro a ultima a sair de cena e na ultima viagem teve dois passageiros ilustres o governador Abreu Sodré e o prefeito José Vicente de Faria Lima.
texto enviado por Mario Lopomo

6 comentários:

  1. gostei da sua história, uma viagem no tempo, saudade da gingana Kibon
    quero ler mais
    Neusa Matos

    ResponderExcluir
  2. Lopomo

    Você sempre se dedicando às pesquisas, histórias de cada bairro.Sempre é muito bom ler o resultado
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Nas minhas correspondências, quando morava na Rua Normandia, sempre coloquei Indianópolis como sendo o nosso bairro. E por falar na TV REcord, lembro-me de quando houve um incêndio e da esquina da Normandia com a Cotovia dava pra ver o clarão das chamas. Além do Fantomas, tinha o Butcher, Indio Paraguaio e tinha um juíz das lutas que sempre roubava para os lutadores "do mal", o nome dele era Isidoro de Caria ou Carie, algo assim. Circo do Arrelia e logo a seguir, a Jovem Guarda e, salvo engano, acho que foi na Record que assistia "O sheik de Agadir" com Yoná Magalhães e Carlos Alberto e "Redenção" com Aparecida Baxter e Rodolfo Mayer.
    Bons tempos, velhos tempos, belos dias...

    ResponderExcluir
  4. LAERTE CARMELLO laertecarmello@hotmail.com6/02/2011 11:15 AM

    Mário: Fico feliz com sua participação neste blog
    de nossa amiga Márcia e, ainda mais hoje, por esta
    postagem sobre Moema onde resido. Quantas novas
    informações Você nos passa! Realmente o nome Indianópolis hoje está praticamente extinto. Fala-se em 2 Moemas: a Moema pássaros e a Moema índios, mas...sempre Moema.
    Parabéns pelas suas pesquisas/histórias e que
    Você continue nos brindando com esse cabedal
    cultural cada vez mais. Abração!

    ResponderExcluir
  5. Laerte Carmello
    você sempre gentil!
    abraço grande e
    obrigada

    ResponderExcluir
  6. Houve um tempo em que na Av. Ibirapuera circulavam, também, os trolebus da CMTC.

    ResponderExcluir