quarta-feira, 11 de julho de 2012

A elegãncia em primeiro lugar



                                                                      
                               

             
                 Quem    usou  uma   roupa  de organdi  vai entender  o motivo das "asinhas" abertas








Minha avó Maria fazia questão de ver os netos muito bem vestidos e para isso não polpava na hora da compra de tecidos que seriam caprichosamente cosidos por costureiras de Amparo. Não preciso dizer que era um martírio as provas de roupas, menos somente, que usá-las nas festas ou como roupa de domingo. 

De todos o organdi, sem dúvida, era o que mais provocava tortura , porque pinicava demais. Mesmo assim, sobrevivi a tudo e guardo ótimas recordações de lindos vestidos que ganhei.

"Organdi, do francês organdi, é a designação de um tecido originário de Urganje, região russa situada no antigo Turquistão, famosa na Idade Média por seu mercado de seda. Na língua portuguesa, passou a denominar uma espécie de musselina, um tecido transparente, mais consistente que a seda, mas igualmente leve, e com um preparo especial, um acabamento engomado que lhe confere uma certa consistência.

O musseline é purgado para retirar toda a goma, e somente depois é tingido enquanto o organdi perde na purga somente 10% da goma (tinto em cru), dai se explica o toque engomado que ele possui.~

Este tipo de tecido é referido na cantiga de Paulo de Carvalho "A Nini dos meus 15 anos", no conto de Manuel Bandeira "Tragédia brasileira", no samba de Noel Rosa "Cem mil réis" e na música "Camisola do dia" de Herivelo Martins."(wikipedia)

10 comentários:

  1. SUELY sei bem o que é ser pinicada pelo organdi,organza e outros tecidos nada macios

    Ana Elisa

    ResponderExcluir
  2. a verdade é que para ser elegante a gente sofre hahahah


    Maria Inês

    ResponderExcluir
  3. Pois é gente, e pra completar o martírio da criançada 'daquela época' não podíamos amassar a roupa de festa pra não levar bronca. Pelo menos sobraram lembranças que hoje nos fazem rir.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Suely como sempre os seus textos são adoráveis.Voc~e tem tôda razão organdi,organza eram terríveis, dá até arrepio só de lembrar, mas nos vestíamos como crianças e era bonito de se ver!
    Um grande abraço minha amiga e mais uma vez obrigada pela colaboração

    ResponderExcluir
  5. E os laçarotes que faziam parte do modelitos?muitos de organza ou organdi e mal paravam nos cabelos que eram lisos demais

    Adelaide Pestana

    ResponderExcluir
  6. Organdi pinicava, o faille esquentava que era um horror, as saias de tecido xadrez, de prega, que nem deixavam a gente sentar. Argh!!!! Viva a malha, o sintético, as maravilhas modernas que nem precisam ser passadas!!!!

    ResponderExcluir
  7. Lidia,

    Também abomino o ferro de passar e dou vivas a tudo que conseguimos para nossa libertação. Muitas mulheres hoje nem sabem o que era deixar a roupa no anil, engomar e passar marcando vincos, credo, ruim de lembrar se bem que nessa área eu seja muito mais teórica do que prática, mas vi minha mãe e minhas avós fazerem, coitadas.

    ResponderExcluir
  8. "Trágico.Era como ficar engessado"...

    Marco Otavio Baruffaldi

    ResponderExcluir
  9. só de pensar já sinto o tecido me pinicando aiaiaiai

    Maria de Lourdes S.Ferré

    ResponderExcluir
  10. Organdi,organza,sapato apertado,cabelo puxado demais e por aí afora

    Adelaide

    ResponderExcluir