domingo, 29 de julho de 2012

Em Moema: Fiação Indiana

Foto da Fiação Indiana nos anos 20 época da instalação das máquinas.Localizava-se onde hoje é o Shopping Ibirapuera.Nos  anos 70,  sob o comando do meu pai, eu vivia ali. Meu pai ERICO STICKEL foi superintendente da Fiação nos anos 60 e 70, quando a empresa foi vendida.

foto e texto cedidos por: Fernando Stickel

9 comentários:

  1. Marcia, havendo mais fotos/informações, vamos divulgar!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. que reliquia de foto, morei na Maracatins e passava todos os dias em frente a Fiação Indianaabraço

    Maria do Carmo

    ResponderExcluir
  3. Eureka!!!
    Por dedução, a Fiação Indiana deu origem ao nome do bairro "INDIANÓPOLIS", hoje unificado com Moema. Quando morávamos na Rua Normandia usávamos Indianópolis nas correspondências e no preenchimento de qualquer documento. Da mesma forma, contas de água, de energia, etc, vinham com a nomenclatura "Indianópolis".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. INDIANOPOLIS NAO FOI UNIFICADO A MOEMA. O BAIRO TEM O NOME DE INDIANOPOLIS DEVIDO AS SUAS RUAS TEREM NOMES DE TRIBOS INDIGENAS, INDIANOPOLIS E UM SUBDISTRITO QUE ERA DIVIDIDO COM VARIOS NOMES, DE PEQUENAS VILAS. MOEMA ERA APENAS A DENOMINÇÃO DA PARADA DE BONDE QUE FICAVA EM FRENTE A IGREJA, PRAÇA NS APARECIDA. MOEMA PASSOU A TER A DENOMINAÇÃO DE BAIRRO , NA GESTAO DO PREFEITO JANIO QUADROS, DEVIDO AO GRANDE BOOM IMOBILIARIO DA EPOCA

      Excluir
  4. Meus tios João Garcia e a esposa Maria de Lima Garcia e meu padrinho Claudino Borba foram operários na Fiação Indiana e moraram na Vila Indiana. Meu padrinho faleceu em abril de 1949. Minha madrinha Izabel Almeida Borba continuou na vila e logo a filha, Maria Aparecida começou a trabalhar lá e assim a família manteve o direito de moradia até que ela casou-se e deixou de trabalhar. Meus tios se aposentaram bem antes do fechamento da firma e mudaram do bairro.
    A Vila Indiana e o campo de futebol da fiação fizeram parte da minha infância e adolescência. Gratas lembranças reacenderam com a passagem pelo blog.
    Sequer imaginava como seria a empresa em seu interior. Valeu pela foto! Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SOU NETO DO SEU PADRINHO CLAUDINO, MEU NOME E O MESMO SOU FILHO DO NIM FILHO MAIS VELHO QUE CASOU COM A MORENA. MEU EMAIL dino.borba@hotmail.com

      Excluir
  5. Ao voltar da escola na hora do almoço via os operários da Fiação dando uma desacansada lé pelo páteo, quem outras fotos apareçam.
    Cintia Maria

    ResponderExcluir
  6. Na volta do meu cursinho de admissão, do bairro Vila Mariana, a parada do bonde era quase em frente a Fiação, numa avenida Ibirapuera, ainda muito tranquila e o barulho acredito que mais forte de se ouvir era do bonde nos trilhos.

    ResponderExcluir
  7. BOAS RECORDAÇOES, INTEGRANTES DA MINHA FAMILIA, TANTO POR PARTE DE PAI COMO DE MAE TRABALHARAM NA FIAÇÃO INDIANA. MEU AVO CLAUDINO BORBA, MEU PAI ANTONIO DE ALMEIDA BORBA, MEU TIO AVO OLIMPIO BORBA, MEUS TIOS JOAO BORBA, GETULIO BORBA, MINHA AVO OLGA TEUSTCHBEIN, MEUS TIOS , ELZA E OBERDÃ. INCLUSIVE ESTUDEI NA ESCOLA DA FABRICA JOGUEI BOLA NO CAMPO DE FUTEBOL QUE FICAVA NA JURUPIS, TEMPOS BONS, SERA QUE NAO TEERIA FOTOS DA ESCOLA.

    ResponderExcluir