domingo, 25 de setembro de 2011

Nossa primeira TV

Estávamos em 1950, meu pai já havia falecido depois de longos anos de uma enfermidade, até aquela época, incurável, o que esgotava todos os recursos disponíveis. Eu e meus dois irmãos já trabalhávamos e minha mãe costurava para parentes e visinhas.

Chegando o fim do mês notamos que havia uma folga no orçamento que possibilitava a compra, a prestação, de nossa primeira TV. Devido à propaganda, fomos à Sears, do Paraíso.

Após escolher fomos encaminhados pelo vendedor ao setor de crédito. Nossa ficha não foi aprovada, pois era a primeira vez que iríamos comprar "a prestação" e a documentação que apresentamos era insuficiente. Saímos arrasados, mas minha mãe, mulher de fibra, não se conformou e partimos para o centro da cidade, onde havia outras lojas.

Descendo a Conselheiro Crispiniano, chegamos até a São João, altura do largo Paissandu. Ao dobrarmos a esquina, à esquerda, vimo-nos em frente a uma loja de eletro-eletrônicos, a Natal Elétrica. Paramos observando da calçada, os artigos à venda, entre eles a cobiçada TV.

Logo um senhor, vindo lá de dentro, perguntou o que estávamos procurando. Minha mãe explicou tudo, inclusive o ocorrido na Sears. Após alguns minutos de reflexão ele perguntou qual TV queríamos. Não tínhamos qualquer idéia sobre marcas. Enfim acabamos comprando uma Emerson de 17 polegadas.

Foi assim que deixamos de ser "televisinhos" e passamos a receber os visinhos e amigos para assistirmos, durante muitos anos e em preto e branco, aos programas da época. Essa é a história da nossa primeira TV.

texto escrito por: Adelmo Vidal

4 comentários:

  1. Foi um dia de muito alegria a compra da nossa 1a.TV feita pelo meu tio Carlo, teve até comemoração quando ela chegou em casa: toda lindona, branca e preta.

    Maria Délia

    ResponderExcluir
  2. Os primeiros aparelhos de TV eram de preços inacessíveis para a maioria das pessoas. No começo era um luxo ter televisão, hoje a televisão (programação) de modo geral é um lixo. Dá trocadilho! Esta leitura me fez lembrar da Sears Paraíso, onde ia com meu pai comprar ferramentas. Certa vez comprei a lã azul claro, dos meus sonhos, para fazer uma blusa de tricô que terminou tragicamente.

    ResponderExcluir
  3. era muito bom ter os televizinhos em casa!

    Ana Lucia

    ResponderExcluir
  4. Olá, Adelmo!

    Você me fezlembrar de nossa primeira TV também...
    Ainda vejo meu amado pai, descendo nossa rua, que era de barro,com uma enorme caixa pesada nos braços,ajudado por um amigo...Era a TV...que alegria para nós,crianças!
    Lembro que ficamos vendo a imagem, mesmo sem programação, daquele indiozinho, até tarde...kkkkk
    Valeu!
    Muita paz!

    ResponderExcluir