sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Nossa primeira TV, raçuda durou 17 anos

<> 
<> 
Para falar sobre o assunto tive que retroagir minhas lembranças em muitas décadas até me recordar da primeira TV que vi funcionando, afinal só na casa da minha avó havia o moderno equipamento e eu , portanto, era uma mera teleneta. Devo me desculpar por não saber mencionar a marca do televisor, ou quantas polegadas tinha aquele aparelho magnífico, que nos anos 50 passou a ocupar um lugar de destaque na sala de visitas da casa da vó Zefa, na Praça da Sé.

Ali aos domingos, eu, meus irmãos e primos organizávamos, ou melhor dizendo, éramos organizados pelos adultos, sentadinhos em cadeiras enfileiradas como num cinema, para esperar quietinhos (não estou delirando) pelo início da programação televisiva dos poucos canais que existiam. Depois de longa espera assistíamos fascinados às malvadezas do pica-pau e loucuras de gato e rato do Tom e Jerry, mesmo sem entender uma palavra dita, já que ainda não havia dublagem. Pronto, com tal confidência acabei de entregar o quando as crianças de outrora eram encantadoramente ingênuas e passivas.
a criançada prontinha para assistir os desenhos na TV,eu sou a de laço branco nos cabelos 
Vale descrever o aparelho de TV que era grande, disso me lembro e ficava um tempão exibindo uma tela fixa em preto e branco estampando um curumim, que nunca saiu da minha lembrança. Sem dúvida, havia outras coisas muito legais para ver na televisão, sempre com a permissão dos mais velhos, como o circo do Arrelia e a Ginkana Kibon, mas isso aconteceu bem depois e noutro canal.

Voltando aos aparelhos de TV da família, quando meus pais puderam comprar um para nossa casa, este veio importado dos EEUU (coisa muito chic e incomum, pelo menos para famílias como a nossa) causando um delírio. É fato que considerando o custo e o modo como chegaria até nós (na bagagem de um tio), meus pais tiveram que optar por uma televisão portátil, mas tão boa e raçuda que durou 17 anos, sem precisar de reparos. Pena não termos tirado fotos dela, quase um membro da família.

Este assunto renderia muitas linhas mais, mas creio que o que contei já ilustra bem a relação das famílias com o aparelho de TV numa época em que o rádio ainda imperava e as crianças literalmente brincavam de modo muito diferente do que vemos acontecer hoje.


texto escrito por: Suely Piedade Santos














4 comentários:

  1. Márcia,

    Uma vez mais obrigada por poder compatilhar lembranças da minha vida com você e teus leitores.

    Abraço

    Suely

    ResponderExcluir
  2. Formidável o texto e a fotografia: todos lindos para assistir os desenhos na TV, lá em casa também acontecia assim.
    Parabéns

    Paulo José

    ResponderExcluir
  3. Olá, Suely!

    Que delícia recordar coisas da infância!
    Antigamente era tão legal...as famílias se reuniam para assitirem a TV juntas...geralmente só se tinha um aparelho de TV nas casas, o que levava as famílias a ficarem an sala para assitirem televisão.
    Seu texto também me fez lembrar de meus desenhos animados preferidos e dos desenhos animados do tempo de meus filhos. Foi uma viagem no tempo. Bacana!
    Muita paz!

    ResponderExcluir
  4. Suely gostei por demais da sua história sobre a TV ,era assim mesmo os amigos e parentes vinham ver TV em casa, que foto mais maravilhosa essa sua

    Maria Lucília

    ResponderExcluir