segunda-feira, 20 de junho de 2011

Um passeio pelo Viaduto do Chá

Essa fotografia é mesmo especial para mim,pois além de me permitir recordar um momento delicioso da minha infância é um registro histórico dos hábitos paulsitanos que viveram na nossa querida cidade na década de 50.Soube pelo meu pai que ela foi tirada por um lambe-lambe,lembra deles?
Acredito que ela seja de 1954 ou 55, calculada pelo tamanho do meu irmão Hamilton.Ao seu lado está uma prima da minha mãe,Ligia de Três Pontas MG, depois eu, muito chic vestida com um sobretudo cinza, cujos botões guardo até hoje de recordação.Ao meu lado minha tia Cinira, a caçula das mulheres da família da minha mãe e outra prima,Conceição, também mineira,irmã da primeira.
O passeio fotográfico aconteceu no Viaduto do Chá, provavelmente numa tarde em que as três jovens iam às compras ou para um chá, como tinham o hábito de fazer diariamente.Um dado interessante de ser lembrado é que naquela época não ficava bem moças solteiras passearem desacompanhadas,então, na falta de um homem disponível,nós crianças da casa íamos juntas para garantir a reputação das senhoritas e, logicamente,adorávamos.
Mais um detalhe,essas primas vinham todos os anos de Minas para São Paulo e ficavam hospedadas na casa da minha avó, ali perto do Páteo do Colégio.Elas são irmãs do pai adotivo do Milton Nascimento,o Bituca, com quem cantei numa rádio de Três Pontas.





texto e foto enviados por: Suely Piedade Santos
Minha amiga Suely tem um blog que vale muito ser visitado:
http://www.dapenaomouse.blogspot.com/

4 comentários:

  1. Suely

    As suas fotos e suas histórias sempre emocionam.Maravilhoso resgate!
    abraço grande

    ResponderExcluir
  2. Adultos e crianças tão bem vestidos e calçados.Houve um tempo que era possível êsses passeios pela cidade, hoje tudo parece inviável.
    parabéns pela fotografia
    Mauro Jorge Dias

    ResponderExcluir
  3. Marcia e Mauro,

    Obrigada pela oportunidade de contar minha história, uma vez mais e pelo elogio a nossa elegância.
    Realmente naquela época o cuidado com os "trajes", era assim que se falava, era muito grande.Lembro do tempão para se arruma dedicado pelas pessoas, que não descuidavam nem das crianças. Eram mesmo outros tempos.

    ResponderExcluir
  4. admirável fotografia ,bons tempos onde era possível passear pelas ruas da cidade.Vivia com minha mãe no Mappin.
    Regina M.Barros

    ResponderExcluir