segunda-feira, 6 de junho de 2011

Adolescência e a Turma da Pracinha

  Morei no Rio de Janeiro em 1972 e quando voltei p/ São Paulo estranhei muito. Quase não saia e, um dia, em 1974, meu 1º amigo, Fogueira, foi me chamar em casa, com sua possante Mobylette (ou será que era outro nome???), dizendo que ia me levar até a pracinha ali perto de casa para eu conhecer algumas pessoas. Subi na garupa e lá fomos nós!!! Chegando lá, vi meu irmão Peipei conversando com um grupo muito animado., formado pela Ana Cecília, Ana Maria, Nelsinho (que já conhecia) e Dante. Fui apresentada a todos e fiquei ali, cheia de timidez, conversando mais com o Fogueira e com ciúmes do meu irmão que nem disfarçava seu interesse pela Ana Cecília.
    Nos dias que se seguiram, já ia com o Pei, depois do almoço, direto para a pracinha e fui conhecendo o resto do pessoal: Márcio, Risada, Gusto (irmão do Dante), Ivan, Dudú (irmão da Cristiane), Cristiane, Cláudia, Vavo, Armando,além de reencontrar o Tonho, Beto, Mário, Nininha, Vivo, Yara, Maria Silvia Pi, enfim, cada dia a turma ia aumentando. Eram tardes muito divertidas, cheias de papos furados, muitas gargalhadas, enfim, era só alegria.
    Com o tempo, éramos 1 grupo enorme: Nelsinho, Tonho, Pei, Beto, Márcio, Mauro, Dante, Gusto,  Ana Cecília, Ana Maria, Biinha, Marcelinho (estes 4 últimos todos irmãos), Vivo, Vavo, Mário, Nininha, Fernanda Moura, Fernanda Lisboa, Birigui, Yara, Maria Pi, Marco, Dudú, Cristiane, Mariane, Cláudia, Fogueira, Risada, Alemão, Nena, Ivan, Bolzan, Cibeli, Leda, Rose, Cida, Maria Silvia e Renata (irmãs), Fernando Dias, Armando, Pig, Maurízio Salla, Marina Lebowitz, Marta Néspoli, Cida e Mário Banin, Taborda, Sandra Brentare, Sandra italianinha, Maria José, Eliane e Silvana (irmãs), Jayme, Lia, Léia e tantos outros que não me lembro. Fazíamos muitas festas, íamos ao cinema Vila Rica, e tomávamos lanche na lanchonete do posto Shell, da Av. Santo Amaro. Lembro-me quando o Shopping Ibirapuera foi inaugurado e na hora que as portas foram abertas, o grupo quase todo estava lá. Foi inesquecível!!!
    Como toda turma de jovens, é claro que os namoros começaram a aflorar: Pei e Ana Cecília, Beto e eu, Maria Pi e Marco, Márcio e Cristiane, Fogueira e Fernanda Lisboa, Bolzan e Cida, Cláudia e Vavo, Risada e Eliane, Nelsinho e Cibeli, assim como foram brigando e formando outros pares: Maria Pi e Vivo, Bolzan e Cristiane, Márcio e Nena, Vavo e Marina, enfim, pares foram formados e desfeitos e, claro, alguns acabaram se casando, tais como: Pei e Ana Cecília, Nelson e Cibeli, Bolzan e Cristiane, Vavo e Marina, Márcio e Nena.
    Lembro-me também de quando inauguraram o New Lareira's, na Av. dos Bandeirantes, ao lado do viaduto da Av. Ibirapuera. Era nosso ponto de encontro e acho que demos muito lucro para o dono!!!
    Foi uma adolescência maravilhosa, cheia de festas, cinemas, discotecas, corridas de Kart, fórmula 3 e moto, viagens, namoros, encontros e desencontros.
    O melhor de tudo isso é que passados tantos anos ainda somos amigos e a alegria em nossos encontros é a mesma de quando éramos adolescentes, apesar de estarmos na faixa dos 50 anos, casados e com filhos!!!
    Não posso deixar de citar que durante esses anos tivemos perdas de pessoas muito queridas e que deixaram grande saudade em n/corações!!! Fica aqui minha homenagem a esses amigos maravilhosos que nos deixaram tão cedo, mas que tenho certeza, estão sempre ao nosso lado: SANDRA ITALIANINHA,  MÁRCIO, LIA e VAVO!!!


escrito por: Mariângela Miller Moreira Porto

5 comentários:

  1. Mariãngela
    tudo indica que sua adolescência foi muito curtida. Maravilha!E o mais bonito é que êsse grupinho continua se curtindo depois de tantos anos e de tantos acontecimentos na vida de cda um.
    abraço grande

    ResponderExcluir
  2. essa turminha deve ter aprontado prá valer,gostei da história.
    Maria Adelaide

    ResponderExcluir
  3. Tempinho bom: namorico prá lá, namorico prá cá

    João Paulo

    ResponderExcluir
  4. Nossa como é gostoso relembrar essa epoca.
    Nos divertiamos sempre e a alegria de estarmos juntos novamente é enorme mesmo.
    Amei o texto e sempre nos nossos encontros me sinto como se o tempo não tivesse mudado em nada na nossa amizade.
    bjos Pi

    ResponderExcluir
  5. GU,QUE BELA HOMENAGEM AOS NOSSOS BONS TEMPOS QUE DEIXOU TANTA SAUDADES E COMO FOI BOM REECONTRAR TODOS AGORA!QUE AINDA POSSAMOS TER NOVAS BOAS RECORDAÇÕES.
    BJ

    ResponderExcluir