segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

As Ruas dos Passarinhos.
Passando pelo Brooklin bairro onde morei por muitos anos me encantei pelo nome da Rua Pássaros e Flores. Porém meu caminho era o bairro de Moema. Saindo da Avenida Santo Amaro pela Avenida dos Eucaliptos, viro para a Rua Cotovia e, entro na Rua Pintassilgo que no meu tempo de garoto se dizia Pinta Silva, tanto nós meninos como também aqueles fanáticos por prender pássaros na gaiola.
Daí para frente era um comum de ver Ruas com nomes de pássaros e aves. Pavão, Periquito, Graúna, Gaivota, Bem-Te-Vi, Rouxinol, e Tuim, o menor pássaro que vive em bandos, e mora em casa de João de barro. É considerado o menor periquito do conjunto brasileiro.

Quando passo pela Travessa Otavio Muniz (repórter esportivo) lá vem Rua Macuco, Ave das matas virgens, e a Jacutinga, ave de bico e olhos azuis. Só não vi a denominação Maritaca, porque em Moema não se viu uma paineira plantada, senão ela seria também lembrada. Depois entrei na Rua Inhambu desemboquei na Rua Sabiá.

Ai me lembrei do Sabiá Graúna, que foi o nome da primeira composição sertaneja que minha vitrola tocou, e também o Sabia Laranjeira que aportava no quintal de minha casa e era também o sobrenome de uma saudosa cantora, Elza Laranjeira.

Fiquei ali olhando como se orando estivesse. Foi quando uma pessoa que passava por perto me disse: Quer ver mais nomes de Ruas Sabiás? Vai à região de Santo Amaro.

Então retornei, passando pela Vila Uberabinha, Vila Olímpia, Brooklin, escalando pela Chácara Santo Antonio, nesse bairro, dou de cara com a Rua Cancioneiro Popular, bastante pertinente o nome dessa Rua, pois os pássaros são “cantantes”.

Estando no bairro do escultor Julio Guerra, pensei: Quem sabe o artista fez algum pássaro gigante para expor no bairro que ele gostava de mostrar seus trabalhos, ele que é o escultor que fez a estatua de Borba Gato.

Só sei que depois de passar pelos camelôs do Largo 13, onde muitos deles vendiam pássaros contendo água e sabão, de onde saiam bolinhas depois de assoprar.

Mais adiante já entrando no bairro Cidade Dutra em que a primeira Rua com o nome de pássaro era o Sabiá Poca, e no bairro do Grajaú, a Rua Sabiá das Palmeiras.

Pelos lados do Jardim Ângela tinha a Rua Sabiá Coleira.

Para não dizer que só na zona Sul tinha ruas com nomes de pássaros, no Jaguaré (zona oeste) tem a Rua Sabiá Branco e, na Vila Gustavo (zona norte) Sabiá Piranga.

E, o meu tão decantado Sabiá Laranjeira é nome de Rua da Vila Gustavo também na zona Norte.

Com tanto nomes de pássaros só faltava a Rua Alpiste.

E não é que ela existe? Fica no Jardim Eliana, zona Leste.

Escrito por : Mário Lopomo

Nenhum comentário:

Postar um comentário