segunda-feira, 3 de dezembro de 2018
Recordações
Boa tarde,
Participando de um grupo de Whatsapp de ex alunas (da mesma classe) do Ginásio Nossa Senhora Aparecida, cheguei no Blog sobre o bairro de Moema.
E quantas recordações me vieram à mente!
Meus pais construíram a casa onde nasci, na Alameda dos Pamaris, em 1953, com o constutor Sr. Lippi. Nasci no ano seguinte e passei a minha infância ali. Meus avós moravam na Jauaperi e quando comecei a frequentar a escola, Nossa Senhora Aparecida, em 1961, sempre ia de bonde. Naquela época, ainda não existia a Av. dos Bandeirantes e os trilhos do bonde passavam por uma ponte de madeira sobre o Córrego da Traição.
Ìamos à missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida, onde também fui batizada. Depois de um tempo, passou a ter missa no pátio do Grupo Escolar, depois numa capela de troncos num terreno na Eucalíptos e só entao começou a construção da Igreja Nossa Senhora da esperança, com a qual ajudamos. Seu primeiro páraco foi o padre Zanella.
Na esquina da Ibirapuera com a Avenida Moema, num terreno enorme onde fica um centro comercial, moravam 3 famílias dos Sonksen (da antiga marca de chocolate) eu e minha irmã brincávamos muito lá, pois éramos amigas de duas irmãs ( filhas de uma dessas famílias) que por sinal também estudavam no Nossa Senhora Aparecida.
Os avioes passavam por cima da nossa casa e o barulho era enorme. Quando depois de anos tivemos um telefone, às vezes tínhamos que pedir para a pessoa do outro lado da linha esperar um pouco para continuar a conversa, pois estava passando um aviao; e conforme o modelo que passava, principalmente o Caravelle, a casa estremecia e as vidraças das janelas pareciam que iam quebrar.
E permanece até hoje a Base Aérea na Imarés (continuação da Eucalíptos).
Lembro da Fiação Indiana, que tinha uma escola onde estudou meu irmão. Da fábrica da K-Refresco.Um dia, não sei por que, descartaram um monte de pirulitos, embrulhados, mas ainda com as embalagens em tiras;meu irmão achou os pirulitos no mato e os levou para casa. Nunca comemos tanto pirulito, estavam perfeitos.
Impensável, nos dias de hoje!
E me recordo do comércio: a loja de ferragens e utilidades do Sr.Gentil, na Imarés; a farmácia na esquina da Eucalíptos com a Ibirapuera para onde corríamos quando havia um problema de saúde (era raro ir ao médico); Padaria Bel-Pão, bem na Avenida Ibirapuera; a Casa Eurico (da qual se fala no blog) onde sempsre comprávamos sapatos; a loja de armarinhos da Av. Ibirapuera (creio que perto da Praça do Pombo), a Sulamita; a Padaria Carinás; Auto Escola Gastão (onde fiz minhas aulas) também na Carinás.
Mais tarde vieram Supermercado Argenzio, Tecelagem Lorena, Tecelagem Vânia.
Mas quando ficamos sabendo que havia o projeto da construção de um Shopping Center, meu pai, que era avesso a muito movimento, vendeu a casa e nos mudamos.
Mas continuamos a frequentar o bairro. E hoje, eu e as amigas do Ginásio, sempre nos encontramos em algum restaurante ou barzinho em Moema.
Erika Carotta
texto enviado por: Erika Maria Kramer Carotta
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Erika obrigada pelo texto, espero que mais recordações possam ser deixadas aqui no blog!
ResponderExcluirEspero que você divulgue o blog para suas amigas .
abraço
viajei no tempo, saudade de tudo
ResponderExcluirMaria Pia
O farmacêutico da Farmácia Vila Helena, que ficava na Av. dos Eucaliptos esquina com a Av. Ibirapuera era o Sr. João, que tinha que me segurar com a ajuda do mais duas pessoas pra conseguir me dar uma injeção... E tínhamos o Dr.Fadigas, médico generalista, que tratava da família inteira, ia atender a gente em casa e só ia embora quando a febre da criança passava.... dá tanta saudades daquela época que até dói ....
ResponderExcluirTomei muita injeção com o Sr. João, minha mãe sempre levava eu e meus irmãos lá quando ficava doente, muito rar ir ao médico, salvo algumas exceções ir ao Dr. Fadigas, que na época atendia todos do Bairro. Morei na Rua Mucajai esquina com Av. Miruna até 1978. Que época maravilhosa, da uma saudade diferente quando relembramos.......
ExcluirAntonio Carlos | midiassppg@gmail.com
Obrigada Silvia pelo seu comentário, quem sabe você possa nos contar mais fatos e quem sabe você tenha alguma foto dessa época. meu email: marciaovando@hotmail.com
ResponderExcluirMorava enfrente onde hj é o cinema do shopping
ResponderExcluir