sábado, 16 de agosto de 2014

Joan Sehn



João Cem.

A lembrança passou-me ofuscante diante dos olhos, como se um relâmpago explodisse.

Foi isto mesmo o que vi, na última vez em que estive no Joan Sehn, a velha choperia, conhecida pelos populares exaltados por seus chopes como “ João Cem”. Estávamos saindo dali. Noite chuvosa, e o porteiro abriu um grande guarda chuva para nos acompanhar até o carro. Foi então que o relâmpago estalou, cegante, como se tivesse acertado a ponteira do guarda chuva, ali mesmo. Saltamos para trás.

Não passou de susto, e próximo viria com a notícia: o venerando estabelecimento, mais antiga choperia de São Paulo, havia fechado.

Postada em Moema desde 1937, fora fundada por Joan Sehn, imigrante austríaco. Eu a conhecia de longa data, mas evidentemente curta diante de sua idade. Foi nos idos dos anos 60 que me levaram a provar seu belo chope e ótimas tabuas de frios. Era então bem simples, com paredes de madeira, quase um barracão.

Quando voltei, já era bem maior e sofisticada. Fomos ali muitas vezes. O que era facilitado pelo amplo estacionamento que tinha ao lado e o então tranquilo bairro. Muitas vezes um piano tornava ainda mais agradável o ambiente.

Na entrada, suas chopeiras e máquinas importadas de cortar frios, grande variedade destes e bons queijos. Um dos melhores pontos de Moema, famosa por suas churrascarias e cervejarias. Lembro-me de certa vez, no final de 1977, que minha agência de propaganda, quase vizinha, resolveu fazer sua festa ali.

Quando cheguei, os festejos já estavam em andamento, e o pessoal em grande alegria. Steinheger e chope fluíam adoidados. O diretor de atendimento, apesar de diabético, já estava mamado.  Só felicidade. E a festa estava só começando. Quando saiu de lá, depois de tomar muitas, nem conseguiu achar o local onde havia deixado o carro.

Não sei bem porquê toda essa festa fixa acabou. Logo depois da má notícia, tapumes anunciavam a construção de mais um lançamento imobiliário. Mais um espigão em Moema, levando às alturas seus andares e preços já hiper valorizados.

Faz tempo que não tomo um bom chope. Quando tomar, preciso lembrar de fazê-lo em memória da querida choperia.
                                                               Luiz Saidenberg

...................................................................................................................................................................
..................................................................................................................................................................


Aos sábados meu pai e alguns amigos ai se reuniam para discutir politica, bebericar o bom chope e petiscar aqueles frios deliciosos! O velho e tão conhecido Joan Senh que durante anos reinou na Avenida Lavandisca,765\ Márcia Ovando

...............................................................................................................................................................

Parece que durante 70 anos o Joan Sehn existiu em Moema, depois foi colocado no chão para dar espaço aos gigantes edificios. Bom chop, bons frios e atendimento impecável.
                                                                                                            Ana Maria
....................................................................................................................................................................
Bons e alegres papos com amigos  tive por muito tempo no Joan Senh . E que chopp divino.
                                                                                                             Suzana Elda
...................................................................................................................................................................

Eu ia lá todos os fins de semana. Ruth e eu chamávamos o lugar de "lá em casa". Hoje me considero um órfão do Joan Sehn.
                                                                                                              Ruy Villani
...................................................................................................................................................................
                                                                                                                  

8 comentários:

  1. Sem igual ! não era só o chopp o ambiente a época enfim Jonh Senh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor no próximo comentário coloque o seu nome e dai você clica em anônimo,mas é importante que você coloque ,pelo menos, o seu primeiro nome.

      Excluir
    2. Moro em moema desde que nasci e vou sentir falta dessa shoperia!!! Aurea Faria

      Excluir
  2. Alguém ai lembra do Restaurante churrascaria e pizzaria Moema na esquina da Ibirapuera muito tradicional no bairro nos anos 80. Pertinho do Joan Senh !

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se o Joan Sehn não vai reabrir (ou reabriu), pois uma amiga viu uma faixa indicando outro número na mesma rua!!!
    sonia cavalheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volte joan sehn!!!!

      Excluir
    2. O Joan Sehn vai reabrir sim. Neste momento estou redesenhando o logo (o mesmo) para aplicação em guardanapos, pratos, copos, cardápio, etc...

      Excluir
  4. Voltou para quem saber...mesma rua, mas próximo a rua Canário

    ResponderExcluir